O Bahia foi eliminado da Copa do Brasil pelo Grêmio depois que as duas equipes voltaram a empatar em 1 a 1. A decisão aconteceu após os gaúchos levarem a melhor nas penalidades.
No final do primeiro tempo, Everaldo colocou a bola no ângulo e fez um golaço, de fora da área, para abrir o placar. Na volta do intervalo, o time de Renato Gaúcho pressionou e buscou o empate com o paraguaio Villasanti.
Leia também:
A classificação gremista foi definida com a bela atuação do goleiro Gabriel Grando, que defendeu as cobranças de Cicinho e Gabriel Xavier. Acevedo também desperdiçou uma penalidade ao chutar para fora.
Se conseguisse a classificação inédita para as semifinais, o Bahia encararia o Flamengo, que venceu o Athletico por 4 a 1, no placar agregado.
Até momentos antes do jogo, não havia certeza de que o confronto entre Grêmio x Bahia fosse acontecer. A forte chuva que se estendeu por toda quarta-feira (12), em Porto Alegre, atrasou o início da partida.
Marcada para às 19h, cerca de uma hora antes o árbitro Wilton Pereira Sampaio passou a fazer vistoria no gramado da Arena do Grêmio, que sofria com pontos de alagamento. A equipe de arbitragem averiguou o campo às 18h,18h30, 19h,19h30, 19h45.
Na última, definiu pela realização da partida. Na terça-feira (11), o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, tinha solicitado o adiamento do duelo por causa da ameaça de um ciclone. No entanto, na quarta, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e os clubes mantiveram o jogo.
O jogo começou muito disputado no meio-campo e os dois times tentaram se impor fisicamente. Logo aos quatro minutos, o Grêmio fez a primeira jogada de bola trabalhada no chão, mas Reinaldo chutou para fora. Aos 35 minutos, Bitello disparou pela esquerda, finalizou e a bola pegou no braço de Acevedo. O árbitro marcou a penalidade.
Cristaldo finalizou forte e no alto, mas o goleiro Marcos Felipe salvou o Bahia. Mas ainda dava tempo para mais motivos de comemorações para o Esquadrão de Aço.
Um minuto antes de acabar o primeiro tempo, Everaldo dominou de fora da área e bateu colocado para marcar um lindo gol. A bola foi no ângulo de Gabriel Grando.
Em desvantagem, o Grêmio propôs mais o jogo depois do intervalo, ficou com a posse e criou mais chances claras. Aos 16 minutos, Cristaldo fez um lançamento longo, no alto, para Suárez. Na entrada da área, o centroavante tentou encobrir o goleiro com um toque de cabeça, mas Marcos Felipe fez nova defesa.
Aos 26 minutos, Ferreira, que havia entrado no segundo tempo, deixou Cicinho para trás, entrou na área e rolou para Villasanti empatar o confronto.
Dois minutos depois, Vina isolou boa chance de virar a partida.
Faltavam menos de 10 minutos para a partida acabar quando Bahia e Grêmio fizeram os torcedores roerem as unhas. Aos 40 minutos, Matheus Bahia puxou o contra-ataque e lançou para Mugni, que ajeitou e bateu a gol, mas a bola desviou na marcação e bateu no travessão.
Em seguida, Suárez dominou na ponta direita e fez um cruzamento na medida para Ferreira, que cabeceou com estilo, mas parou em Marcos Felipe.
No contra-golpe, Acevedo ainda acionou Ademir, que de fora da área, acertou novamente o travessão.
Dois minutos depois o goleiro do Bahia salvou de novo. Suárez recebeu na área e bateu colocado, mas Marcos Felipe tocou com a ponta dos dedos e a bola bateu no travessão.
Eliminado da Copa do Brasil, o Bahia foca suas forças para se recuperar no Brasileirão. O time comandado por Renato Paiva é o 16º e vive situação complicada.
O Bahia joga no próximo domingo (16), às 18h30, contra o Athletico, na Ligga Arena, pela 15ª rodada da competição. Uma derrota combinada com uma vitória do Goiás sobre o Atlético-MG, na Serrinha, pode colocar o Esquadrão na zona de rebaixamento.
João Souza / Grito Baiano
João Souza / Grito Baiano
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!