O jogador de futebol Diogo Jota, de 28 anos, morreu em um acidente de carro na ocorrido na província de Zamora, na Espanha, na madrugada desta quinta-feira (3). O irmão dele, André Silva, 25, também não resistiu aos ferimentos.

A informação foi confirmada pelo Liverpool, clube inglês no qual o atacante atuava há cinco temporadas. "O Liverpool não fará mais comentários neste momento e pede que a privacidade da família, amigos, companheiros de equipe e equipe do clube de Diogo e André seja respeitada enquanto eles tentam lidar com uma perda inimaginável. Continuaremos a oferecer-lhes todo o nosso apoio", escreveu time.
Leia também:
Diogo Jota era visto como uma grande estrela do futebol mundial e vivia o auge da carreira futebolística no Liverpool, tendo sido chamado quase 50 vezes para jogar na seleção principal de Portugal. Seu irmão, André Silva, também era jogador profissional e defendia o Penafiel, clube da segunda divisão de Portugal.
Nascido em Massarelos em 1996, Jota iniciou a carreira profissional no Paços de Ferreira. em Portugal. Depois, passou pelo Porto e seguiu para o futebol inglês, onde defendeu o Wolverhampton antes de assinar com o Liverpool, em 2020. No clube inglês, viveu o auge da carreira, conquistando títulos importantes como a Premier League, a Copa da Inglaterra e duas Copas da Liga.

No mês passado, Jota integrou a seleção portuguesa na conquista da Liga das Nações, ao lado de nomes como Cristiano Ronaldo. A vitória veio nos pênaltis, em uma final contra a Espanha. Pelo Liverpool, o atacante disputou 182 partidas. Pela seleção de Portugal, vestiu a camisa em 49 oportunidades.
Em junho, Jota se casou com Rute Cardoso. O casal compartilhou nas redes sociais momentos da cerimônia e da festa, acompanhados da legenda: “Um dia que nunca esqueceremos”, marcada com a data do casamento: 22 de junho. O jogador era pai de três filhos.
Como aconteceu o acidente de Diogo Jota?

Conforme as autoridades locais, o carro que estavam saiu da pista no km 62 da rodovia A-52 e pegou fogo logo depois. A suspeita principal é que o acidente aconteceu por causa de um estouro de um dos pneus, o que fez o motorista perder o controle do veículo.
"Um veículo saiu da estrada, tudo indica que um pneu estourou durante uma ultrapassagem. Como consequência do acidente, o carro pegou fogo e ambos morreram", explicou a Guarda Civil da Espanha em comunicado oficial.
O acidente aconteceu por volta de 00h30 (horário local), em uma rodovia na região centro-norte de Castela e Leão, que fica a cerca de 200 km de Madrid.
Repercussão

A notícia causou grande comoção no mundo do futebol. A seleção portuguesa publicou uma nota emocionada nas redes sociais: "Muito mais do que o fantástico jogador, com quase 50 internacionalizações pela Seleção Nacional A, Diogo Jota era uma extraordinária pessoa, respeitado por todos os colegas e adversários, alguém com uma alegria contagiante e referência na própria comunidade", escreveu o perfil. "Perdemos dois campeões", completou.
O Liverpool afirmou estar “devastado” e informou que, por respeito à família dos atletas, não fará comentários acerca do acidente.
O Penafiel, clube de André Silva, também se manifestou, decretando luto oficial. "A perda de duas vidas tão jovens e ligadas ao mundo do futebol enche-nos de dor e consternação", declarou.
O FC Porto, clube por onde os irmãos passaram nas categorias de base, também prestou condolências. "É com choque e profundo pesar que enviamos as sentidas condolências à família e amigos do Diogo Jota e irmão André Silva, que também foi nosso atleta nos escalões de formação", publicou o time nas redes sociais.
Cristiano Ronaldo, ídolo da seleção portuguesa, fez uma homenagem ao colega: "Não faz sentido. Ainda agora estávamos juntos na Seleção, ainda agora tinhas casado. À tua família, à tua mulher e aos teus filhos, envio os meus sentimentos e desejo-lhes toda a força do mundo", escreveu. "Vamos todos sentir a vossa falta", finalizou o craque.
Já a Federação Portuguesa de Futebol também se manifestou em nota, assinada pelo presidente Pedro Proença. "A Federação Portuguesa de Futebol e o todo o Futebol português estão completamente devastados com a morte de Diogo Jota e de André Silva, esta madrugada, na Espanha".
"Muito mais do que o fantástico jogador, com quase 50 convocações para a seleção, Diogo Jota era uma extraordinária pessoa, respeitado por todos os colegas e adversários, alguém com uma alegria contagiante e referência na própria comunidade".
"Em meu nome, e em nome da Federação Portuguesa de Futebol, exprimo as mais sentidas condolências à família e aos amigos de Diogo Jota e André Silva, assim como ao Liverpool e Penafiel, os clubes onde, respetivamente, alinhavam os jogadores", seguiu.
"Perdemos dois campeões. O desaparecimento de Diogo e de André Silva representam perdas irreparáveis para o Futebol Português e tudo faremos para, diariamente, honrar o seu legado", finalizou.
O Futebol Clube do Porto, por onde os irmãos jogaram, também lamentou a perda. "É com choque e profundo pesar que enviamos as sentidas condolências à família e amigos de Diogo Jota e do irmão André Silva, que também foi nosso atleta nos escalões de formação", declarou o clube.

Naiana Ribeiro
Naiana Ribeiro
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
