icone de busca
iBahia Portal de notícias
ESPORTES

Imprensa inglesa questiona comitê do Rio 2016 sobre João Havelang

A curiosidade dos ingleses se dá porque foi a imprensa britânica a responsável por revelar o caso que culminou na condenação de Havelange

foto autor

11/08/2012 às 11:29 • Atualizada em 10/09/2022 às 5:32 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News
O evento destinado a divulgar a participação brasileira na cerimônia de encerramento de Londres 2012 e a passagem da bandeira olímpica para o Rio 2016 foi ofuscada pelas citações da imprensa inglesa ao ex-presidente da Fifa João Havelange.A curiosidade dos ingleses sobre o ex-chefe da Fifa se dá porque foi a imprensa britânica a responsável por revelar o caso que culminou na condenação de Havelange e no afastamento de Ricardo Teixeira da presidência da CBF.
Havelange, apesar de não estar presente na coletiva de imprensa realizada no Centro de Mídia do Parque Olímpico, foi o personagem mais citado. Ele foi condenado pela Justiça suíça por receber propina da empresa ISL, beneficiada em contratos de marketing com a entidade máxima do futebol.Um vídeo mostrou as instalações do Rio e o Estádio Engenhão, cujo nome oficial é João Havelange, sede do atletismo em 2016. Um repórter inglês então questionou se Usain Bolt não se sentiria mal em tentar o tricampeonato num local com nome de alguém que recebeu propina.Os ingleses bateram ainda na possibilidade de a organização ter a imagem arranhada por conta do nome do estádio olímpico brasileiro. O diretor geral do Comitê Organizador, Leonardo Gryner, escapou. “Ele é uma lenda para o esporte e somos orgulhosos pelo o que ele fez”, respondeu Gryner, lembrando que não foi o COB que deu o nome.Diante da insistência das perguntas, Gryner foi ainda mais direto. “Não acho que o nome de João Havelange vai sujar a imagem dos Jogos. Tudo o que ele fez de errado, ele está pagando na Justiça”. Outro jornalista inglês perguntou se Pelé seria uma das caras das Olímpiadas do Rio, argumentando que o ex-jogador foi alçado a garoto-propaganda, em alguns casos, pelas mãos de Ricardo Teixeira. “Estaremos felizes se ele voltar a participar. Amamos Pelé”, respondeu Gryner. No Reino Unido, David Beckham foi o jogador a emprestar a imagem aos Jogos. Crianças Os ingleses questionaram ainda a presença de quatro crianças como apresentadores do vídeo publicitário do Rio. “Estamos transformando a cidade e esse benefício será das novas gerações”, contestou o diretor do COB.A peça audiovisual diz que o metrô do Rio vai chegar até a Barra e alguns trechos dos corredores de ônibus já estão em operação. Sobre as instalações, Gryner garantiu: “Estamos com todas as obras em andamento. Tudo ficará pronto”.Os dirigentes estão em Londres há duas semanas e disseram ter acompanhado os trabalhos do comitê londrino. “Eles nos receberam bem e nos passaram importantes sugestões. Mas vamos reinventar muitas coisas”, disse Gryner.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Esportes