O atacante holandês com descendência guineense Ahmad Mendes Moreira foi mais uma vítima de racismo nos estádios europeus. O jogador do Excelsior enfrentava o Den Bosch, em partida válida pela segunda divisão do campeonato holandês, quando foi alvo de cânticos racistas partidos da equipe rival, dona da casa. O árbitro imediatamente suspendeu a partida e mandou todos os jogadores para o vestiário.
A partida estava empatada em um a um. Aos 28 minutos do primeiro tempo, Moreira fez uma falta na lateral do campo. Logo depois, ele se revoltou e começou a sinalizar ao árbitro Laurens Gerrets que cantos racistas vinham da arquibancada. O jogador chegou a chorar, revoltado com a situação. A partida foi interrompida pelo juíz e os jogadores foram para o vestiário.
Pouco tempo depois, o confronto foi retomado. E foi de Moreira o terceiro gol do jogo, que colocou o Excelsior na frente. Na comemoração, ele foi para o mesmo local onde aconteceu a falta e celebrou em frente aos torcedores que o ofenderam. No fim da partida, o placar ficou em três a três.
"Isso me machuca muito. Ouvi falarem “negro disso”, “negro aquilo”... Tudo bem, podem xingar, mas é muita coincidência que só eu tenha sido o alvo. Isso me causa muita dor", disse Ahmed à Fox Sports holandesa. Uma das ofensas remetia ao ajudante negro do Papai Noel da Holanda, de acordo com a imprensa local.
Veja o vídeo do momento em que Moreira é ofendido e do gol e comemoração do atacante:
Leia também:
Partido detenido y jugadores enviados al vestuario en Países Bajos por gritos taxistas contra Ahmad Mendes Moreira, nacido en Schiedam, Paíse Bajos! ... pic.twitter.com/U0AoYVDijy
— John E. Rojas (@jrojasa75) November 18, 2019
In the Dutch 2nd division, Ahmad Mendes Moreira was being racially abused by the home fans in the 29th min, game was stopped, after it resumed he scored the next goal. You love to see it.pic.twitter.com/GEVyDaNNNc
— Football HQ (@FootbaII_HQ) November 18, 2019
Veja também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!