Com a aproximação do início dos Jogos Olímpicos de 2024, em Paris, os uniformes têm chamado mais atenção do que as próprias delegações. Os trajes, feitos por estilistas e marcas conhecidas de cada país, trazem sempre elementos culturais.
Entre elogios e críticas intensas na internet, como foi recebido o conjunto oficial da delegação brasileira, a comparação é ferrenha. Dentre as marcas mundialmente conhecidas estão Ralph Lauren e Giorgio Armani.
Leia também:
Conheça as marcas e estilistas que projetaram os trajes oficiais das delegações olímpicas
Brasil
Os trajes da delegação do Brasil estão entre os mais simples. As vestimentas foram criadas por uma das marcas de fast fashion mais populares do país, a Riachuelo.
Contando com camiseta branca e amarela, calça e saia midi de malha e jaqueta em jeans azul, o conjunto dá um ar casual e tropical aos atletas. Há também a icônica sandália de dedo.
Além disso, os detalhes estão nas traseiras das jaquetas. Os agasalhos apresentam uma Arara Vermelha e uma Onça-pintada, símbolos da fauna nacional.
França
No caso, são mais de 1500 peças diferentes pensadas para casa modalidade esportiva. O design dos trajes foi assinado pela marca Berlutti, elaborada em conjunto com a estilista Carine Roitfeld.
Camisas, lenços e calçados fazem parte dos conjuntos. Há ainda dois sets de smokings nas cores da bandeira francesa. Estesserão usados na abertura e no encerramento dos jogos olímpicos.
Estados Unidos
Quem assina os modelos da delegação norte-americana é a luxuosa marca Ralph Lauren. Para a cerimônia de abertura, os atletas terão uma camisa listrada, calça jeans e um blazer. A ideia é fazer menção aos "high schools" - colégios - do país.
Há também a modalidade mais casual e despojada, contando com calça Caqui, jaquetas em estilo aviador e suéteres. Ralph Lauren é naturalmente conhecida por trazer elementos esportivos para looks arrumados e elegantes.
Grã-Betanha
A delegação é formada por Inglaterra, Irlanda do Norte, Escócia e País de Gales. Recebeu os uniformes confeccionados pelo estilista veterano Ben Sherman. Ele é inglês e já vestiu a delegação em outras duas edições dos jogos olímpicos.
Os trajes seguem um padrão mais tropical e florido, puxando cores vibrantes. Cada país será representado por uma flor: Inglaterra será a rosa vermelha e a Irlanda do Norte a flor do cardo. O narciso representará a Escócia e o trevo é o símbolo do País de Gales.
Itália
A famosa marca Empório Armani é a responsável por vestir aos italianos. A grife também projetou os trajes da seleção da Itália na Eurocopa.
A delegação vai trajar um conjunto simples de alfaiataria em preto com detalhes discretos em branco, verde e vermelho.
Canadá
Projetada pela marca esportiva Lululemon, a delegação canadense estará muito bem paramentada. Segundo a designer Audrey Reilly, o objetivo da marca foi mais focado na adaptação térmica do que em estética.
No entanto, os trajes canadenses, em branco e vermelho, além da clássica folha de ácer, símbolo do país, trazem um ar casual e esportivo.
Autrália
A paleta de cores australiana se assemelha à brasileira. Entretanto, os trajes se diferenciam pelo blazer azul, bermuda caqui e saia plissada em verde e amarelo.
Os uniformes foram criados pela marca Sportscraft. Apesar dos tons mais sóbrios trazem as cores em elementos como lenço, boné e bolsa.
Irlanda
Os trajes da delegação Irlandesa miram as medalhas. A estilista responsável pelas vestimentas, Laura Weber, projetou a jaqueta em formato de "kimono". Inseriu muitos bolsos para "ter espaço" onde guardar as medalhas dos atletas.
Apesar de não tão conhecida pelo público, Laura já vestiu famosos como a atriz Soirse Ronan e as primeiras damas dos EUA, Jill Biden e Michelle Obama. Os trajes são em sua maioria brancos. Mas há detalhes mínimos de flores, que se tornaram marca registrada da designer.
Israel
A delegação israelense vai trajar conjuntos formados por calça de alfaiateria e blazers brancos com detalhes em azul claro e escuro. Outros elementos dos conjuntos incluem bermuda, saia plissada e agasalho.
Os detalhes em azul são no estilo Tie-dye edão um ar despojado às vestimentas. As formas se assemelham ao mapa do país.
Haiti
Sem sombra de dúvidas, o traje da delegação do Haiti nos Jogos Olímpicos de 2024 é um dos que chamam mais atenção. Os modelos projetados por Stella Jean poderiam facilmente ser peças apresentados em um desfile de alta costura.
A designer tomou inspiração no pintor também haitiano Phillipe Dodard, conhecido pelas imagens ousadas e estampa colorida. O uniforme feminino conta com saia midi plissada, camisa e colete com um largo cinto.
Já o masculino é composto por calça skinny, camisa listrada e jaqueta estilo militar. Remete, assim, às guayaberas e camisa com estampa texturizada.
Mongólia
Elegantes e extremamente evocativos à cultura do país, os trajes feminino e masculino também chamaram atenção do público da internet.
As roupas, em tons de azul e estampa em dourado, foram projetadas pelo duo Michel&Amazonka, As irmãs ainda estão despontando no mercado da moda. Elas costumam usar muitos elementos da cultura antiga do país.
Nigéria
Os atletas Nigerianos vão trajar conjuntos feitos pela empresa Actively Black, criada pelo ex-jogador de basquete Lanny Smith. Com traços bastante esportivos, as vestimentas chamam atenção pelas cores verde e preto.
Um elemento marcado nas peças é que elas são influenciadas por trajes do filme Pantera Negra, da Marvel.
Helena Pamponet Vilaboim
Helena Pamponet Vilaboim
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!