A seleta lista de brasileiros campeões mundiais no boxe profissional ganhou um novo integrante baiano na noite do último sábado (6). Direto de Newark, nos Estados Unidos (EUA), o pugilista Robson Conceição travou uma verdadeira batalha de 12 rounds contra o então campeão super pena (59 kg) do Conselho Mundial de Boxe (WBC), o norte-americano O'Shaquie Foster. Ao fim do confronto, o atleta venceu na decisão dividida dos juízes (116-112, 112-116 e 115-113) e faturou o título inédito.
Aos 35 anos, o também campeão olímpico no Rio de Janeiro em 2016, conhecido como "O Brabo", solidificou seu nome na história do esporte nacional e internacional ao tomar o cinturão super-pena do WBC.
Leia também:
Após o combate, Conceição dedicou a vitória à filha mais nova, Ester, enfatizando sua persistência e determinação para alcançar esse objetivo. "Quando eu prometo, eu cumpro. Ester, meu amor, é todo seu. Eu prometi, papai cumpriu. É sobre nunca desistir. Sou muito persistente na minha luta diária, então nunca desisto enquanto não alcanço meus objetivos. E isso aconteceu aqui hoje, obrigado meu Deus, obrigado equipe, obrigado família. Somos campeões do mundo", disse o baiano.
O novo campeão mundial também falou sobre a estratégia contra Foster: "Ataquei mais o Foster. Ele me deu muito trabalho porque se movimentou muito, mas atirei muito mais golpes, ele não queria luta. Atirei muito mais golpes e busquei muito mais a luta, então sai merecedor dessa vitória." Do outro lado, Foster, incrédulo com o resultado, pediu uma revanche imediata após acreditar ter feito o suficiente para vencer.
Esta foi a quarta vez que o medalhista olímpico brigou pelo cinturão super-pena. Nas duas primeiras, em 2021 e 2022, foi derrotado por Oscar Valdez e Shakur Stevenson, respectivamente. Já em 2023, empate com o mexicano Emanuel Navarrete. Até que, em 2024, o brasileiro enfim conseguiu o cinturão inédito.
Como foi a luta do baiano Robson Conceição contra o norte-americano O'Shaquie Foster
O combate iniciou com Robson mostrando cautela no ringue, com poucos riscos contra Foster, que aproveitou essa postura para dominar mais.
A partir do terceiro round, o brasileiro se soltou, partindo para cima do norte-americano, que reagiu com firmeza e chegou a pressioná-lo contra as cordas.
Apesar de um corte no supercílio, Robson conseguiu crescer durante a luta e virar o jogo, garantindo assim a vitória.
Ao final, os juízes revelaram suas pontuações: 116-112 para Conceição, 116-112 para Foster e 115-113 a favor do brasileiro, que celebrou intensamente no ringue.
Baiano Robson Conceição é o nono campeão mundial brasileiro de boxe
Com a vitória sobre O'Shaquie e a conquista do cinturão super pena da WBC, Robson entrou para o seleto grupo de pugilistas brasileiros que são campeões mundiais das principais entidades do boxe profissional, ao lado de nomes como Eder Jofre, Miguel de Oliveira, Acelino 'Popó' Freitas, Valdemir 'Sertão' Pereira, Rose Volante, Patrick Teixeira e Beatriz Ferreira. Danila Ramos também alcançou esse feito com um título interino.
Naiana Ribeiro
Naiana Ribeiro
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!