|
Marcelo Guimarães Filho aposta no sucesso com Joel |
Para o presidente do Bahia, Marcelo Guimarães Filho, o maior erro no planejamento para temporada que se passou foi a contratação do técnico Rogério Lourenço. Águas passadas. Os novos planos do Tricolor é que estão em evidência agora e, em entrevista ao programa Globo Esporte, da TV Bahia, o mandatário falou sobre as renovações em curso e os possíveis contratados. Além disso, fez uma promessa: "sócio vai votar na próxima eleição".
Veja também: Presidente tricolor confirma mudança de fornecedor de material esportivoSegundo Marcelo Filho, a manutenção de Joel Santana no comando tem tudo para fazer o Bahia deslanchar em 2012. "Nosso maior erro foi a contratação do técnico Rogério Lourenço. Não duvidando da capacidede dele, mas não era o momento. Não poderíamos apostar tanto como apostamos. Este ano isso não vai se repetir. Vamos virar o ano com Joel. Depois de muito tempo o Bahia mantém um técnico ao fim de uma temporada. Agora teremos um trabalho mais consistente. Ele vai começar um trabalho. Este ano ele chegou no meio do campeonato".
Renovações - Montando o time para temporada que está por vir, o Bahia prioriza as renovações. A ideia é manter a base da equipe que terminou o Brasilerão em 14º lugar. Obviamente, só os jogadores que agradaram. As principais incógnitas estão nas laterais. Emprestado pelo Cruzeiro, Marcos volta para Minas Gerais a pedido do técnico Vágner Mancini e o ídolo canhoto Ávine estaria sendo negociado.
O presidente do Bahia garante que o clube não desistiu do lateral cruzeirense e nega ter recebido propostas pelo camisa 6. "O Marcos a gente vai fazer de tudo para que ele fique. O fato dele voltar para lá (Minas Gerais) para se apresentar não significa nada", afirma. "O Ávine não tem nenhuma proposta. Ele pode sair, mas até esse momento não existe nada. Caso ele seja vendido, aí sim vamos procurar um lateral à altura do nosso jogador. Não estamos colocando atletas na prateleira, mas se surgir uma boa oportunidade de negócio podemos conversar".
Jogadores como os zagueiros Titi e Danny Morais estão perto de um acordo para ficar no clube e o goleiro Marcelo Lomba deve mesmo prolongar seu contrato até dezembro de 2012. Marcelo Filho ainda diz que Fabinho e Diones também devem ficar. Camacho e Carlos Alberto voltam para seus clubes de origem, Flamengo e Vasco, respectivamente. Magno, que tem contrato até maio de 2012, negocia uma prorrogação do acordo. Lulinha e Souza também estão perto de renovar e o meia Nikão, apesar do Atlético-MG ter confirmado a sua volta, ainda interessa.
Entre os jogadores que tem contrato até dezembro de 2012, o atacante Reinaldo pode deixar o Fazendão. "Reinaldo tem contrato, mas talvez saia. Há uma situação pra ele", explica Marcelinho, sem dar detalhes da proposta. Quem também recebeu um convite foi o meia Ricardinho. O Itumbiara-GO quer contar com o experiente atleta no estadual e o Bahia pode liberá-lo, mas só até o início do Brasileirão. Até agora, o clube goiano falou apenas com o jogador.
Contratações - O Bahia deve anunciar algum reforço ainda esta semana. O presidente já havia adiantando que as negociações estão correndo bem e reafirmou o desejo de contar com o meia corintiano. Além disso, garantiu continuar tentando contratar o meia-atacante Zé Roberto, do Internacional. "A gente está procurando um atacante de beirada", justifica o cartola.
Dois volantes também estão na pauta do Tricolor. "Toró é um jogador que trabalhou com o Joel e é possível fechar". O atleta defendeu o Atlético-MG em 2011, mas perdeu espaço com a chegada de Cuca. Outro jogador da mesma posição também pode chegar vindo do América-MG. "Amaral interessa, mas o Cruzeiro também está trabalhando essa hipótese".
Eleições - Para finalizar a entrevista, Marcelo Guimarães Filho ainda fez mais uma promessa ao torcedor. Assim como na primeira gestão, no triênio 2009-2011, ele garantiu que o Bahia terá eleições diretas. "Vamos resolver no início do ano que vem uma questão na justiça e sócio vai votar na próxima eleição".