Em 23 de dezembro de 2007 foi disputado pela última vez um clássico entre Barcelona e Real Madrid sem Lionel Messi ou Cristiano Ronaldo. Algo que voltará a acontecer no próximo domingo (27). Com o argentino lesionado e o português na Juventus, os gigantes se enfrentarão sem os maiores destaques das equipes nas últimas temporadas. Desta forma, para ter a dimensão do tempo que se passou desde então, relembre o que ocorreu no futebol daquele ano.
Cristiano Ronaldo jogava no Manchester United
O atacante português, agora na Juventus, jogava no Manchester United. Com apenas 18 gols, Ronaldo seria o artilheiro do Real Madrid na temporada 2007-08, seguido por Van Nistelrooy, com 16.
Messi somava apenas dois recordes na carreira
Messi tinha apenas dois recordes na carreira: Ter se tornado o jogador mais jovem a estrear e marcar um gol com a camisa da seleção argentina em Copas do Mundo, com apenas 18 anos, além de ser o atleta mais jovem a ter balançado as redes em um clássico, em 10 de março de 2007, com 19 anos.
Zidane era o jogador mais caro da história
A assinatura de contrato mais cara da época pertencia a Zinédine Zidane após deixar a Juventus e se juntar ao Real Madrid por cerca de 77 milhões de euros (R$ 325 milhões). Atualmente, a transferência do francês é apenas a 16ª mais cara da história.
Milan campeão da Champions
O Milan foi o grande campeão europeu daquela temporada ao derrotar o Liverpool em final da Champions League. Último título da equipe no torceio desde então.
Uma semana antes do clássico sem Messi ou Cristiano, os italianos venceram o Boca Juniors na final do Mundial Interclubes.
Messi e Cristino sem prêmio de melhor do mundo
Messi e Cristiano Ronaldo ainda não tinham conquistado o tão sonhado prêmio de melhor do mundo. O brasileiro Kaká desbancou ambos naquela ocasião e ficou com a estatueta.
Real Madrid na busca por 'La Décima'
Durante os 13 últimos anos, o Real Madrid se tornou o clube com mais títulos da Champions League. Mas em 2007 a equipe ainda não havia vencido os últimos quatro troféus na Champions. Ostentava "apenas" (entre muitas aspas!) as conquistas de 1955-56 1956-57 1957-58 1958-59 1959-60 1965-66 1997-98 2001-02 1999-00. Ainda faltava obter a campanha de 2013 -14, 2015-16, 2016-17 e 2017-18.
Barça sem a Tríplice Coroa
Atualmente, o Barcelona se orgulha da “Tríplice Coroa”, feito que o Real Madrid nunca conseguiu. Pep Guardiola e Luis Enrique alcançaram a marca histórica em primeiro ano como treinadores do Barça, em 2009 e 2015, respectivamente.
Vinicius tinha apenas 7 anos
Vinicius Junior, nascido em São Gonçalo em 12 de julho de 2000, é o jogador mais jovem no atual elenco do Real Madrid. Em dezembro de 2007, quando somava apenas 7 anos de idade, o futuro jogador acompanhava pela TV o compatriota Júlio Baptista marcar o gol na vitória dos Blancos no último clássico sem Messi ou Cristiano.
Getafe disputou torneio europeu
O Getafe terminou a La Liga 2006-07 em nono lugar e conseguiu vaga para disputar a Copa da UEFA de 2007-08. Já o campeão da Copa do Rei, o Sevilla, conseguiu vaga para a Champions League daquela edição.
Equipes que disputavam a Primeira Divisão em La Liga
Na temporada 2007-08, Racing, Mallorca, Almeria, Deportivo La Coruña, Recreativo de Huelva, Osasuna, Zaragoza e Múrcia disputavam a Primeira Divisão. Mas agora, estão lutando para retornar à elite do futebol espanhol.
Beckham assinava com o Los Angeles Galaxy
O clássico de 2007 não foi disputado por David Beckham, um dos "galácticos”. Cinco meses antes, o meia inglês estava se transferindo para jogar no Los Angeles Galaxy, time dos Estados Unidos.
Espanha sem Copa do Mundo
A Espanha de hoje não é o que era em 2007. Foi só no ano seguinte que a seleção espanhola conquistou a Eurocopa de 2008 e, na sequência, ganhou a primeira Copa do Mundo em 2010, na África do Sul. Em 2012 veio outra Euro.
Os treinadores da época
Schuster deixou o Getafe para substituir Fabio Capello como treinador do Real Madrid. Já Frank Rijkaard estava em última temporada como técnico do Barcelona, antes de dar lugar ao ciclo de sucesso de Pep Guardiola.
Luis Enrique não era técnico
A estreia como treinador de Luis Enrique ocorreu em junho de 2008, quando ele assumiu o comando do Barcelona B para substituir Pep Guardiola. O atual treinador da Espanha liderou a equipe por três anos antes de ir para a Roma.
Como era a vida de Lopetegui?
Após a chegada em 2006 no Real Madrid como chefe do clube em scouting internacional. Lopetegui comandou pela primeira vez os Blancos em junho de 2008. Na ocasião, assumiu o comando do Real Madrid Castilla, cargo que deixou no final da temporada, após não ser contratado para treinar o elenco principal. Em 2003, havia sido demitido do Rayo Vallecano, o primeiro clube no qual ele treinou.
Como era a vida de Valverde?
O atual treinador do Barcelona, Ernesto Valverde só tinha treinado o Athletic de Bilbao. Só no ano seguinte o comandante iria para o Olympiakos, onde conseguiu se tornar ídolo do clube.
Veja também:
Leia também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!