icone de busca
iBahia Portal de notícias
ESPORTES

Por conta do coronavírus, COI decide adiar Olimpíada para 2021

Acerto foi feito em ligação telefônica, segundo escritório do primeiro-ministro do Japão

foto autor

Redação iBahia

24/03/2020 às 9:48 • Atualizada em 31/08/2022 às 14:04 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, teve uma conversa telefônica com o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, na qual propôs o adiamento dos Jogos Olímpicos de Tóquio. A ideia de empurrar o evento para, no mais tardar, meados de 2021 foi aceita pelo COI.

Foto: Divulgação

A informação inicial foi da emissora japonesa NHK. O relato cita que Abe argumentou a dificuldade para a preparação dos atletas diante da pandemia do coronavírus. O primeiro-ministro pontuou no papo que o COI já abrira discussões sobre os cenários possíveis para os Jogos e não descartava o adiamento.

No Twitter, a conta oficial do escritório do primeiro-ministro disse que "após conversa telefônica com o presidente Bach, Aba falou com a imprensa e explicou que os dois concordaram que os Jogos Olímpicos de Tóquio não seriam canceladas, mas realizados no verão de 2021".

No domingo, o COI estipulou para si mesmo um prazo de até quatro semanas para decidir o que fazer com Tóquio-2020. O evento estava inicialmente marcado para iniciar em 24 de julho. Thomas Bach, em carta aos atletas, ressaltou que cancelar estaria fora de cogitação.

Apesar da reticência do COI em dar um veredito, vários comitês olímpicos nacionais se manifestaram a favor da não realização dos Jogos na data inicialmente marcada. O Brasil foi um deles. Canadá e Estados Unidos, por exemplo, avisaram que não enviarão suas delegações, caso o COI mantenha o evento em 2020.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

Redação iBahia

AUTOR

Redação iBahia

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Esportes