|
---|
Evolução de Alan é notável só pela foto |
Balança, fita métrica, novo furo no cinto, roupas folgadas, tudo isso são os exemplos que podem ser vistos a olho nu da transformação por que passei em oito semanas. Mas, nem de longe espelham o que o desafio proposto pelo jornal Correio* representou para a minha vida. Ter 60 dias para me preparar e correr os 10 quilômetros na
Meia Maratona Caixa da Bahia estabeleceu um processo de mudança, antes e em primeiríssimo lugar, de dentro pra fora. É preciso vencer a sua própria desconfiança. Ignorar, ou melhor, levar na esportiva, as provocações e deboches. Tomar as dúvidas lançadas sobre a sua determinação como incentivo. Assim como um time pressionado pela sua torcida, basta mostrar um futebol vistoso para transformar as vaias em aplausos. No meu caso, a superação das metas a cada quinzena transformou, além das minhas formas, o ânimo de quem estava ao meu redor. Colegas de trabalho, estranhos, e sobretudo a família, foram formando a minha torcida organizada pessoal. Esse ainda não é o balanço final das metas traçadas e algum suspense será mantido até o fim de semana da prova, mas boa parte do que se pretendia nessa empreitada já foi alcançada. Não falo de números e medidas, mas do entusiasmo que contagiou a maior parte da redação, por onde vejo, a cada dia, novas pessoas dispostas a começar a correr, me pedindo indicação da dieta - que deve ser feita por um nutricionista, de forma individualizada -, compartilhando metas e conquistas de seus desafios. Porque, no fundo, somos nós os principais responsáveis pelas mudanças que escolhemos e alcançamos em nossas vidas. Este ex-sedentário e obeso, que ainda ostenta um probleminha na coluna e dores no joelho operado, é hoje uma pessoa de hábitos saudáveis. E não é preciso estar nas páginas de um jornal, tampouco é determinante a cobrança de familiares e amigos. Nem um ultimato médico, diante de um quadro crônico, é capaz de transformar os hábitos, caso não haja comprometimento. Nenhum olhar externo será tão rigoroso quanto o seu, uma vez que decida mudar. Hoje, sou um corredor amador, a uma semana de disputar minha primeira prova. Gosto mais do eu que me tornei, vejo com alegria a satisfação de mãe, mulher, filha, parentes e amigos pela minha vitória, que faço questão de dividir com vocês. Espero, sinceramente, que minha experiência possa motivar outros mais.
Evolução - Além da avaliação nutricional e cardiológica, uma avaliação física minuciosa foi feita pelo fisiologista Danilo Haun antes de começar os treinos para o desafio. Na última semana, voltei à Villa Forma para nova medição e a comparação dos resultados. Para Danilo, a diferença foi gritante. Coxas, braços, ombros, peitoral, tudo encolheu. Talvez até mais do que eu gostaria, por conta da perda de massa magra, o que pode ser equilibrado com musculação. Mas não faltará tempo para isso. Além das medidas, outro avanço significativo foi no condicionamento físico. Força, resistência e elasticidade aumentaram, e tudo pode ser comprovado nos testes de repetição de flexões abdominais e no aumento do alcance. Além disso, a manutenção da frequência cardíaca nos parâmetros determinados - veja tabelas ao lado - comparada à evolução dos treinos, conseguida num espaço de tempo menor que o normal, graças ao planejamento do treinador Diogo Andrade, reforçam o ganho cardiorrespiratório. Estou quase 100% em forma.
*O TAMANHO DA MUDANÇA Peso, cintura e percentual de gordura vão ficar para o próximo domingo, pois falta a última consulta com o nutricionista Thiago Onofre e ainda posso melhorar o resultado. Mas a fita métrica já mostrou grandes avanços.
30% foi o ganho de elasticidade. Antes, meu alcance, sentado de pernas esticadas, era de 20 cm. Agora é 26 cm. | 118 centímetros é a minha nova medida de ombro. Oito centímetros a menos que os 126cm da avaliação inicial. | 49 repetições de abdominais em um minuto. No início do desafio, eram 37, o que já era bom. O ganho foi de quase 33%. | 99 centímetros de quadril, ainda é muita largura, principalmente para homens, mas perto dos 108cm de antes, melhorou bem. |
---|