|
UCI retirou todos os títulos de Lance Armstrong |
O americano Lance Armstrong perdeu os sete títulos da Volta da França, um dos principais torneios de ciclismo do mundo. A informação foi confirmada nesta segunda-feira (22) pela União Ciclística Internacional (UCI), que retirou todos os campeonatos conquistados pelo atleta acusado de estar envolvido no "mais sofisticado, profissionalizado e bem sucedido programa de doping que o esporte jamais viu" pela Agência Antidoping dos Estados Unidos (Usada).
"Armstrong não tem lugar no ciclismo. Algo como isto não pode acontecer novamente. Confirmo que não haverá apelação à Corte Arbitral do Esporte e que reconhecemos a sanção imposta pela Usada. A UCI proibirá que Armstrong compita e retirará todos os seus sete títulos da Volta da França", disse Pat McQuaid, o presidente da UCI.
O escândalo fez com que Armstrong, considerado uma lenda do esporte, perdesse oito patrocinadores na semana passada, incluindo a Nike. A UCI analisou um relatório de cerca de mil páginas enviado pela Usada. Segundo o documento, o ciclista utiliza do doping desde agosto de 1998. O norte-americano é considerado um dos maiores ciclistas da história. O hepta da Volta da França, conquistado de 1999 a 2005, aconteceu logo após dele se recuperar de um câncer.
Leia mais sobre esporte