O atacante Vinícius Jr voltou a se manifestar nas redes sociais após sofrer, mais uma vez, ataques racistas por parte de torcedores espanhóis. No domingo (21), ele foi chamado de "macaco" por centenas de torcedores do Valencia, quando entrou em campo pelo Real Madrid.
Na tarde desta segunda (22), o brasileiro usou o Instagram para mostrar todas as vezes que foi atacado durante os jogos da La Liga, competição espanhola, e provar que o que aconteceu contra o Valencia não foi um caso isolado.
Uma publicação compartilhada por Vinicius Jr. ⚡️🇧🇷 (@vinijr)
A coletânea de vídeos publicado por Vinicius mostram torcedores sendo racistas em pelo menos cinco momentos diferentes, em jogos contra o Atlético de Madrid, Barcelona, Vallavolid, Mallorca e Valencia.
"As provas estão aí no vídeo. Agora pergunto: quantos desses racistas tiveram nomes e fotos expostos em sites? Eu respondo pra facilitar: zero. Nenhum pra contar uma história triste ou pedir aquelas falsas desculpas públicas. O que falta para criminalizarem essas pessoas? E punirem esportivamente os clubes? Por que os patrocinadores não cobram a La Liga? As televisões não se incomodam de transmitir essa barbárie a cada fim de semana?", questinou o brasileiro.
"O problema é gravíssimo e comunicados não funcionam mais. Me culpar para justificar atos criminosos também não", completou.
Vini finaliza o desabafo afirmando que "não é futebol, é desumano".
Entenda o caso
- Reincidentemente, o brasileiro Vini Jr., de 22 anos, vem sendo alvo de ataques racistas durante jogo do Campeonato Espanhol, organizado pela LaLiga, uma entidade privada. Neste domingo (21) ele foi mais uma vez insultado, antes mesmo de pisar em campo.
- Depois, durante o jogo, insultos racistas e gritos de 'macaco' foram proferidos das arquibancadas, após um lance aos 29 minutos do segundo tempo: Vini tentou jogada pela esquerda, e no momento uma segunda bola foi arremessada no campo e chutada por Eray Cömert, atleta do Valencia, de maneira proposital para interromper o lance do brasileiro.
- Foi quando Vini se dirigiu à parte da torcida do Valencia, localizada atrás do gol do time local, e apontou para torcedores que o insultavam chamando-o de macaco. O jogo chegou a ser paralisado por oito minutos, e depois foi retomado.
- No entanto, nos acréscimos, Vini se envolveu em uma confusão com o goleiro Giorgi Mamardashvili e, após ser contido pelo adversário Hugo Duro com uma gravata, acertou o rosto do atleta do Valencia ao tentar se desvencilhar. No fim, apenas o brasileiro foi punido, sendo expulso.
- Após a partida, o técnico do Real Madrid, o italiano Carlo Ancelotti, se mostrou revoltado e incrédulo com o acontecimento.
- O atleta também desabafou nas redes sociais e lamentou que os repetidos ataques discriminatórios estão fazendo com que a Espanha seja conhecida como “um país racista”.
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!