Casado há 10 anos, pai de Bella e Thor, e filho de Cristina Gesteira. Inicialmente, poucos sabem de quem estamos falamos. A aparência séria dele esconde um ser humano de essência religiosa, extremamente familiar e sim, muito divertida. Quem conversa com ele, percebe de longe o brilho nos olhos quando se fala do campo, da fazenda e de música. Esse é Danniel Vieira, cantor sertanejo e terceiro artista da nova edição do Estúdio iBahia.
Aos 39 anos, Danniel tem orgulho de contar como se tornou e se enxergou artista pela primeira vez. Foi da mãe, Cristina, a herança musical que se tornou profissão.
“Eu comecei a cantar e me envolver com música através da igreja... minha mãe é cantora, pianista, e eu pude acompanhá-la. Ela era backing vocal do primeiro cantor sertanejo da Bahia. O sertanejo faz parte da minha vida desde a adolescência. Eu acho que essa influência de minha mãe, me levou a cantar”, disse ele empolgado.
O cantor soteropolitano escolheu o ritmo sertanejo desde muito novo. Mas, profissionalmente no cenário musical, ele só entrou em 2006. Na estrada, são mais de 15 anos. A jornada não foi fácil e Danniel detalhou pro iBahia, como tudo aconteceu. “Quando eu comecei a cantar sertanejo aqui (em Salvador), as pessoas perguntavam se eu era maluco. De 2006 pra 2007, o sertanejo não era uma realidade. Mas graças a Deus, o sertanejo hoje é uma realidade e a gente está aí trabalhando sem parar”.
“No início era muito louco. Eu me sentia um peixinho fora d’água. Me sentia muitas vezes excluído. Achei que houve um certo preconceito por parte de alguma turma, por parte músicos e artistas também. Mas, eu fui mostrando com o tempo, eu e outros artistas da Bahia e de sertanejo, que nós somos música. A gente é parte da diversão do baiano, as pessoas aos pouquinhos foram começando a entender, respeitar a gente como artista. Hoje eu já me sinto abraçado pelos meus amigos e colegas. E que ótimo. Mas o início foi bem difícil”.
Muitos encontros fazem parte da carreira do cantor. Entre eles Victor & Léo, Jorge e Mateus, Banda Eva e Aviões do Forró. Sem contar nas canções de sucesso que se destacaram não só na voz de Danniel, mas como também de outros intérpretes como o cantor Tomate.
Recentemente, com o avanço da vacinação contra a covid-19 e do início da retomada dos shows, Danniel lançou sua nova música de trabalho. "Eu Voltei E você não" é composta por Duguinho do Acordeon, Samir Trindade e Saymon Marques - a primeira do especial do Estúdio iBahia. A música segue o romantismo, característico do artista, mas com uma roupagem totalmente atual já que no ritmo do piseiro. A música já está disponível em todas as plataformas digitais.
“Ela chegou no momento em que eu estava gravando o cd de piseiro pra usarmos no São João. E aí, eles me mandaram porque disseram ‘tem a coisa da recaída, a coisa do romantismo, é a cara de Danniel Vieira.”, contou o artista detalhando como a música chegou até ele.
Musicalidade
Danniel é também compositor e um estudioso. Em entrevista, falou ainda sobre a importância do crescimento do piseiro, sobre a história do ritmo no Nordeste e claro, da sua última canção e cd que traz ele essa musicalidade como base. “O piseiro é a música domina o país hoje, então eu acho que eu precisava dar uma passeada no piseiro, pra pontuar”, brincou.
“O piseiro nada mais é do que o forró na seresta. O cara não tem dinheiro pra botar uma banda, ele bota o tecladinho ali, eletrônico. E isso é uma realidade do interior. Você chega em um boteco, em um barzinho, e encontra um cara tocando, voz e teclado. Aquele swing virou o piseiro. Tudo vem do povo. É o povo que dita a regra a partir de seu cotidiano”, relatou.
O compositor destacou ainda como foi construída suas influências musicais. Boa parte delas, são conhecidas nacionalmente. “Eu me espelho muito na musicalidade e na escolha de repertório de Jorge e Mateus. Acho que os caras não perderam a mão na qualidade, na letra das músicas, nas melodias, nos arranjos...assim como Felipe Araújo, Marcos e Bellutte, Fernando e Sorocaba. Alguns artistas, são da minha adolescência como Djavan, Gilberto Gil, Lulu Santos, Elis Regina, Pedro Mariano...isso a nível Brasil”, listou o artista.
Ao falar dos shows e das expectativas para esse ‘pós pandemia’ é fácil perceber a alegria na voz de Danniel Vieira. Ele demonstrou um enorme carinho ao lembrar dos momentos, dos fãs e brincou deixando uma mensagem. “Eu estou no modo urso hibernando, só que eu acabei de abrir a caverna e o leão está de volta. Vai vir com muita coisa nova e com vontade de tirar o atraso desse tempo todo. É só acompanhar”, finalizou o artista.
Confira o Estúdio iBahia com Danniel Vieira
[youtube yk0o_ZhVayo]
Confira a música nova do artista
[youtube adWUDAhp6o0]
Veja também:
Leia também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!