icone de busca
iBahia Portal de notícias
Climão

Cinco vezes em que apresentadores foram acusados de LGBTfobia na TV

Patrícia Abravanel, Dudu Camargo e Ratinho estão entre apresentadores que foram denunciados contra LGBTs na TV

foto autor

Alan Oliveira

28/06/2024 às 6:00 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

Com o avanço das redes sociais, ficou cada vez mais difícil fazer com que um deslize cometido na TV passe despercebido. Quando esses erros afetam a existência das pessoas, isso se torna ainda mais complicado. No Brasil, muitos artistas, sobretudo apresentadores, já foram acusados de LGBTfobia, por causa de declarações polêmicas. . Nesta sexta-feira (28), Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAPN+, o iBahia reúne cinco desses momentos. Confira abaixo:

Patrícia Abravanel e defesa de LGBTfobia


				
					Cinco vezes em que apresentadores foram acusados de LGBTfobia na TV
Orgulho LGBT: relembre 5 gafes contra a comunidade na TV. Foto: Divulgação

Em 2021, a herdeira do SBT Patrícia Abravanel deu o que falar nas redes sociais após defender uma maior compreensão de gays com o que ela chamou de pessoas "conservadoras". Na ocasião, a apresentadora ainda debochou da sigla LGBTQIAPN+.

Leia também:

A situação aconteceu durante o extinto programa "Vem Pra Cá". Patrícia comentava críticas a Caio Castro e Rafa Kalimann, que compartilharam um vídeo com falas preconceituosas na época.

“Acredito que nós, mais velhos e que fomos educados por pais mais conservadores, estamos aprendendo, estamos nos abrindo, mas é um direito também das pessoas respeitarem. Por que não concordar em discordar? Podemos ter opiniões diferentes, e tudo bem! Tudo é muito enfatizado, muito polemizado”, afirmou Abravanel.

A filha de Silvio Santos disse ainda que não acreditava que os atores são homofóbicos, mas “foram educados de uma outra maneira”. “Acho que, assim como LGBTYH (sic), não sei, querem o respeito, eles têm que ser mais compreensíveis com aqueles que hoje ainda não entendem direito ou estão se abrindo para isso”, continuou ela.

O sobrinho de Patrícia, Tiago Abravanel, chegou a rebater a fala nas redes, e um "climão" se formou. "Em primeiro lugar, orientação sexual não é uma questão de opinião. É uma questão de respeito. Você não precisa ser como eu, mas precisa respeitar quem eu sou e ponto final", disse.

Sikera Júnior e declaração cara


				
					Cinco vezes em que apresentadores foram acusados de LGBTfobia na TV
Orgulho LGBT: relembre 5 gafes contra a comunidade na TV. Foto: Reprodução / Rede TV

O apresentador Sikera Júnior foi muito criticado depois de dizer que homossexuais eram uma “raça desgraçada”, durante o programa "Alerta Nacional", que era comandado por ele na RedeTV!, em 2021.

A fala acabou custando caro. Além de perder milhões em anúncios de empresas, que preferiram desassociar as marcas do nome dele, o jornalista acabou processado e ainda amargurou a demissão 2 anos depois.

Atualmente, Sikera Júnior comanda o programa "Novo Alerta", na TV A Crítica, e segue rendendo polêmicas nas redes sociais.

Dudu Camargo e transfobia contra Léo Áquilla


				
					Cinco vezes em que apresentadores foram acusados de LGBTfobia na TV
Orgulho LGBT: relembre 5 gafes contra a comunidade na TV. Foto: Reprodução/Redes Sociais

Para além de toda a polêmica envolvendo a passagem de Dudu Camargo no SBT, uma específica chamou a atenção em 2019. Na ocasião, o apresentador questionou Léo Áquilla se ela ainda tinha "pinto".

A situação, que aconteceu durante uma participação no "Passa ou Repassa", quadro do "Domingo Legal", deixou a jornalista e influenciadora desconfortável.

"É o que eu queria saber. Tem pinto ou não tem pinto?". Em seguida, Celso Portiolli lembrou ao apresentador do "Primeiro Impacto" sobre o quadro do programa ser infantil.

Ana Maria Braga e Buba


				
					Cinco vezes em que apresentadores foram acusados de LGBTfobia na TV
Orgulho LGBT: relembre 5 gafes contra a comunidade na TV. Foto: Reprodução/Globo

Em maio deste ano, a apresentadora Ana Maria Braga foi acusada por internautas de ter cometido transfobia contra a personagem Buba, vivida por Gabriela Medeiros, em "Renascer".

O momento aconteceu após fala da veterana no programa "Mais Você". Ana Maria estava conversando com a apresentadora Tati Machado, quando a questionou com qual pronome deveria tratar a personagem.

"A Buba ou o Buba?", perguntou a loira. "A Buba mesmo. É uma mulher", disse a jornalista em resposta, que viralizou nas redes sociais.

No dia seguinte, a apresentadora usou as redes sociais para mandar uma indireta. Ana Maria postou uma reflexão e recebeu apoio dos fãs no Instagram. "Não tem como dar errado para quem não desiste de fazer o certo", publicou a loira.

Ratinho e Thammy Miranda


				
					Cinco vezes em que apresentadores foram acusados de LGBTfobia na TV
Cinco vezes em que apresentadores foram acusados de LGBTfobia na TV. Foto: Reprodução/SBT

Em março, o vereador Thammy Miranda (PL-SP) abandonou os estúdios do SBT após sofrer um ataque transfóbico no "Programa do Ratinho", apresentado por Carlos Roberto Massa - mais conhecido como Ratinho.

"Eu não sei se ele ou ela. É ele, né? É ele! É o Thammy! Agora ela tem barba, né?", disse o apresentador, durante as gravações da edição que teria o filho da cantora Gretchen como participante.

Nas redes sociais, Thammy desabafou sobre o assunto: "Do mesmo jeito que a gente chegou, estamos indo embora. Vim aqui pra dividir com vocês que me senti um pouco desrespeitado. Não precisava. É um tipo de piadas que não cabem mais. Poxa, eu só peço respeito. Todos sabem que eu respeito todo mundo. Vim aqui para a gente gravar um programa super legal, falar dos projetos legais".

foto autor
AUTOR

Alan Oliveira

AUTOR

Alan Oliveira

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Fervo das Cores