O Centro Cultural Solar Ferrão, no Pelourinho, recebeu nesta segunda-feira (4) o evento de abertura da VII Semana da Diversidade, que conta com iniciativas sociais, educacionais e de saúde para a comunidade LGBT+, e segue até o próximo domingo (10).
O encerramento da iniciativa será com a tão esperada 20ª Parada LGBTQIP+ da Bahia, que, após três anos sem a realização presencial por conta da pandemia da Covid-19, terá como tema ‘Por Mais Diversidade no Mundo Corporativo’. O ponto de encontro da festa será a Praça do Campo Grande, em Salvador, a partir das 11h30. Já às 15h está prevista a saída de uma marcha sentido Praça da Sé.
Leia também:
Com a presença de representantes políticos e personalidades LGBTQIA+ da Bahia, o encontro de lançamento contou com apresentações que retrataram, através da arte, o que vai ser a Semana da Diversidade.
Marcelo Cerqueira, presidente do Grupo Gay da Bahia (GGB), destacou que o retorno da Parada LGBT+ tem um toque especial. “A Parada LGBTQIA + voltou e com essa novidade que é a Semana da Diversidade, que não realizávamos há um tempo. E, dessa vez, estamos trazendo o debate sobre a importância do turismo também, afinal a Parada consegue reunir milhares de pessoas, que acabam movimentando a cidade, consumindo transportes por aplicativos, assim como em bares, restaurantes, hotéis ...”, disse.
No evento também foram anunciados o padrinho e as madrinhas da parada:
- Margareth Menezes, Ministra da Cultura do Brasil;
- Márcia Teixeira, Promotora de Justiça de Defesa dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ e de Combate à LGBTfobia do Ministério Público da Bahia;
- Ana Paula Matos, vice-prefeita de Salvador;
- Bruno Monteiro, homem gay cis, Secretário de Cultura da Bahia.
Quem também acompanhou a abertura foi o Secretário de Turismo Maurício Bacelar, que reforçou a importância de iniciativas que destaquem a diversidade e a representatividade, e listou ações que vêm sendo pensadas para atender as demandas do público.
“Esse público merece uma atenção especial por conta da sua especificidade. E isso vem sendo identificado, primeiramente através de uma pesquisa desenvolvida pelo Governo do Estado, seguido de trabalho de qualificação de mão-de-obra e de equipamentos para receber esse público, além da estruturação de roteiros que atendam as expectativas da comunidade LGBTQIAP+”, afirmou.
Petra Perón, Coordenadora de Regionalização e Promoção do Turismo LGBTQIA+ da Secretaria de Turismo da Bahia, também destacou que foram os apoios de entes turísticas e do poder público que potencializaram a maior Parada LGBT+ do país, em São Paulo, e afirmou que “na Bahia não é diferente”.
“Aqui no Brasil nós temos a maior parada LGBTQIA+ do mundo, que é a de São Paulo. E foi a dimensão turística, os investimentos da cadeia produtiva e do poder público que possibilitaram que a Parada paulista tivesse essa dimensão. Na Bahia não é diferente. Então, o turismo LGBT+ ele se confunde com o surgimento da primeira Parada da diversidade do mundo, que foi a de Stonewall, em Nova York. Ou seja, estamos também com essa retomada histórica, de alinhar as forças políticas, estruturais, com a demanda da sociedade e ampliar a visibilidade das nossas pautas”, enfatizou.
A 20ª Parada LGBTQ+ ainda não aconteceu e novidades da próxima já foram anunciadas. Marcelo Cerqueira contou que em 2024 o evento vai acontecer na Barra.
Confira detalhes da VII Semana da Diversidade:
04.09
15h – SETUR-BA – Qualificação: Como Tratar Bem Turistas LGBTQIAP+, no SAT – Serviço de Atendimento ao Turistas – Centro Histórico
15h – Exposição Fotográfica – Duas Décadas de Celebração do Orgulho na Bahia, na Sede do GGB, na Ladeira de São Miguel – Centro Histórico.
05.09
09h – Instalação Artística Urbana – Grafite
09h – Feira de Saúde para comunidade LGBT+
14h – Workshop – Qual a importância de instituir práticas de diversidade e inclusão nas empresas, no Auditório da Secretaria da Fazenda, no Centro
19h – Oxe Me Respeite Nas Escolas – Colégio Estadual Severino Vieira
23h – Terça LGBTRANS – Bar Âncora do Marujo, no Dois de Julho
06.09
08h – Emprego – SineBahia LGBTQIAP+, na unidade do SineBahia no Terminal de Pituaçu
14h – Worshop – 10 Compromissos para Diversidade e Inclusão LGBT+, no Auditório da Secretaria da Fazenda, no Centro
19h – Gastronomia – Mocambinho Bar – Lançamento de cardápio, no bairro 2 de Julho
19h – Oxe Me Respeite Nas Escolas – Colégio Estadual Central da Bahia
07.09
18h – Cinema: Lançamento do documentário ‘Um Atentado Violento ao Pudor’, no Cinema Walter Silveira, nos Barris.
08.09
16h – Premiação de Honra ao Mérito da Diversidade Cultural LGBT+, na Casa do Carnaval, no Centro Histórico
18h – Cinema: Lançamento do documentário ‘Quando Ousamos Existir’, no Cinema Walter Silveira, nos Barris.
09.09
14h – 4ª Marcha Trans, até 18h, no Pelourinho
10.09
11h 20ª Parada LGBTQIA+, no Campo Grande
Elson Barbosa
Elson Barbosa
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!