icone de busca
iBahia Portal de notícias
Fervo das Cores

'Não é um quadrisal, nosso amor é livre', revela grupo não-monogâmico

Relação inclui a presença de dois homens e duas mulheres. Grupo não-monogâmico defende a possibilidade de ter mais pretendentes

foto autor

Jonattas Neri

11/07/2024 às 12:40 • Atualizada em 11/07/2024 às 13:04 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

Se o famoso ditado "um é pouco, dois é bom e três é demais" faz sentido para muita gente, um grupo baiano decidiu ir além e deixar a vida extraordinária: quatro pessoas inclusas numa relação e livres para outros pretendentes. Essa forma não convencional vem ganhando espaço e desafiando o modelo tradicional do amor, conhecida como relação não-monogâmica.


A estrutura relacional divide opiniões e demonstra que o afeto pode ser mais complexo do que parece. O grupo, formado por Cah Fernandes, Wesley Andrade, Marisol Farias e Jonatas de Matos, participou do videocast "Fervo das Cores", do iBahia, e deu detalhes de como entendem a afetividade.

"Nós somos felizes, respeitamos o espaço de cada um e vivemos a relação de forma saudável, sem regras. Não somos um quadrisal, que geralmente estão associados ao amor fechado entre eles, mas uma rede de afeto que não impede cada um de ser feliz e ter outras experiências", esclarece Cah Fernandes, psicóloga e influenciadora digital.

Leia também:

Marisol complementa que alguns desafios também são enfrentados. "Não é sempre fácil. Enfrentamos ciúmes e inseguranças, como qualquer relacionamento, mas trabalhamos juntos para superá-los. É preciso compreender que ninguém é posse de ninguém, e a ideia aqui é definitivamente não ter regras", pontua.


				
					'Não é um quadrisal, nosso amor é livre', revela grupo não-monogâmico
Grupo não-monogâmico ressalta a liberdade na relação. Lucas Andrade/iBahia

Quadrisal, não-monogamia e liberdade é tema do videocast "Fervo das Cores"

O grupo salienta que nem sempre a relação entre eles é sexual, como o conceito tradicional enxerga a não-monogamia, mas a possibilidade do envolvimento afetivo com os integrantes. Wesley Andrade, por exemplo, se entende enquanto homem heterossexual, mesmo com a presença de Jonatas no grupo.

"Isso não invalida a minha sexualidade e não preciso comprovar nada a ninguém. Eu tenho um afeto por Jonatas e isso não precisa estar alinhado à prática sexual", declara.

Wesley ainda detalha que vivia uma boa relação monogâmica com Cah Fernandes durante os primeiros anos de relacionamento. No entanto, viraram a chave e passaram a questionar o porquê do modelo afetivo ser binário, uma vez que poderiam explorar novas experiências e continuar a cumplicidade. Anos mais tarde, conheceram Jonatas e Marisol.


				
					'Não é um quadrisal, nosso amor é livre', revela grupo não-monogâmico
Grupo não-monogâmico ressalta a liberdade na relação. Lucas Andrade/iBahia

O videocast, que já é conhecido por abordagens informativas sobre temas ligados à população LGBTQIAPN+, mergulhou no universo da não-monogamia e novos arranjos afetivos. A atração é comandada por Victor Silveira e Jonattas Neri. Já a direção e edição é de Lucas Andrade.

foto autor
AUTOR

Jonattas Neri

AUTOR

Jonattas Neri

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Fervo das Cores