A espera foi grande, mas Lavagem do Bonfim está de volta. A pandemia do coronavírus fez que os devotos do Senhor do Bonfim se afastassem da Colina Sagrada e do tradicional percusso de 8km na segunda quinta-feira do ano para homenagear o Santo. Em 2023, eles estão de volta e falam sobre a emoção de retornar ao ritual, que reúne tradição, fé e sincretismo.
https://twitter.com/iBahia/status/1613484675254697984
O iBahia acompanha o cortejo e conversou com fiéis que estão desde o início da manhã desta quinta-feira (12) na região do Comércio, em Salvador, para seguir até a Basílica do Senhor do Bonfim, na Cidade Baixa. Confira o que os devotos falaram sobre a Lavagem:
Leia também:
- Yillen e Elielda
"É um sentimento de gratidão, reconhecimento e de fé, porque após 2 anos de pandemia hoje voltar a poder fazer a caminhada da fé, do amor, do Senhor do Bonfim é muito gratificante", resumiu Yillen.
"Gratidão e fé, e agradecimento, de termos enfrentado tudo isso e estarmos aqui", concordou Elielda.
- Pai William de Oxalá
"31 anos que venho a pé e descalço, pagando a minha promessa depois que eu sofri um acidente e tive a minha cura, graças a Deus. Só gratidão, agradecer a todos por essa graça alcançada. Eu participei sozinho nos últimos dois anos. O que a gente tem que pedir que essa doença vá para longe. Precisamos de menos dedos apontados, mais abraços, mais amor, mais união. A paz tem que vim da gente, para destribuirmos para o outro".
- Luan
O professor de 38 anos é de Itarantim, no interior da Bahia, mas mora em Mato Gosso. Para ele, o momento é de celebrar.
"De muita alegria, emoção, principalmente por causa da pandemia. É um momento de vitória, de alegria, de renovação política. Momento de agradecer e pedir para que os próximos quatro anos sejam de vitória, amor, paz e democracia principalmente".
- Paulo Sérgio dos Santos
Trajado com uma túnica com a estampa da bandeira do Bahia, a bandeira do Brasil como um véu e uma espécie de "chifre" tricolor, Paulo Sérgio dos Santos contou que estava de "Sheik do Bahia" - uma analogia à venda do clube ao Grupo City, que é dos Emirados Árabes.
Sobre a presença na festa, Paulo afirmou estar lá para agradecer, após dois anos de pandemia. "A gente ficou muito triste [dois anos sem Lavagem]. Não só pela festa, mas pela Covid-19, muita gente morrendo, muita coisa ruim. Estamos aqui para agradecer, que dê tudo certo, que essa Covid vá para outro mundo", disse.
- Railda Gomes de Matos
Dos 75 anos de vida, a fiel Railda Gomes conta de cabeça 50 anos de tradição acompanhando a Lavagem do Bonfim. Ao iBahia, a baiana, natural de Alagoinhas, reforçou a importância de praticar a fé.
"Tenho 50 anos de Lavagem do Bonfim. Desde que eu casei, sai de Alagoinhas, vim morar em Salvador, eu frequento sempre a Lavagem do Bonfim para agradecer a Deus por tudo. A essa altura da minha vida, eu não tenho nada para pedir a Deus, só agradecer pela intercessão de Senhor do Bonfim, Nossa Senhora da Conceição da Praia, agradecimento e fé".
- Eliene Oliveira
São tantos anos indo para a Lavagem do Bonfim, que Eliene, aos 59 anos, já perdeu as contas. Ela estima que frequenta a festa há cerca de 30 anos. "Para além de renovar, que é constante, eu vim agradecer e fazer um pedido. Porque estou adoecida da coluna. Mas a primeira coisa que eu fiz quando subi essa ladeira foi agradecer por ter oportunidade de estar aqui", disse.
- Claudia de Souza
A turista Claudia de Souza esteve pela primeira vez na Lavagem do Bonfim. Recentemente, ela precisou passar por uma cirurgia na coluna e foi convidada por um amiga a vir para Salvador, para agradecer a recuperação.
"Estou aqui hoje para agradecer, subindo e descendo ladeira. A cidade é cheia de história e nós lá não conhecemos essa história. É muito bonito, um povo de muita fé. Eu pretendo voltar o ano que vem", contou.
- Bárbara Soares, 39 anos
"Há mais de 15 anos frequento a Lavagem. Moro aqui na Cidade Baixa e minha mãe tem essa tradição de sairmos de baianas. A fé move montanhas, é muito importante Senhor do Bonfim, a fé é tudo. Fiquei dois anos fazendo pedido em casa porque o importante é a fé".
Leia mais sobre Festas Populares no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias.
Veja também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!