Prévia do verão? A 17ª edição do Festival de Inverno Bahia, que acontece em Vitória da Conquista a partir desta sexta-feira (25), teve início de uma forma diferenciada para quem está acostumado a ver muito casaco, ou no melhor baianês, muito capote, calça, roupa de couro e até mesmo luva.
Com temperatura máxima de 31º, pode-se dizer que a Suíça baiana experimentou um 'Festival de Verão' na estação mais fria do ano.
Leia também:
O evento, que reúne alguns dos principais nomes da música brasileira no Parque de Exposições Teopompo de Almeida, abriu os portões às 19h e já no começo da festa era possível ver os looks, que destoavam do clima quente da cidade, mas não da proposta do FIB.
Iara Moreira, 53 anos, veio para o primeiro dia de festa curtir Marisa Monte A soteropolitana, que já curte o evento há alguns anos, brincou com o calor quase igual ao da capital. "É a nossa terceira vez aqui no Festival. O clima sempre faz a gente voltar, mas esse ano está totalmente diferente. É verão em Conquista".
O companheiro de Iara, Jeoman Gracindo, 60 anos, contou que além do clima frio, a valorização da Música Popular Brasileira é um dos maiores atrativos do evento. "
O calor de verão tem explicação. O fenômeno El Niño, que aquece as águas do Oceano Pacífico e impede a chegada de frentes frias no Brasil, tem tirado o charme do arzinho que sai da boca quando a temperatura cai drasticamente.
Estreantes no FIB, os adolescentes Isadora Araújo, de 14 anos e João Pedro Viera, de 15, chegaram cedo e com look caprichado para aguentar o prometido frio de Conquista, para curtir Marisa Monte. "Me preparei e coloquei até um moletom. O João trouxe uma jaqueta de couro, mas até agora não teve frio", disse Isadora aos risos.
Natural de Brumado, a dupla de amigos contou ao site que teve o gosto musical influenciado pelos pais. "Vim hoje para ver Marisa, desde pequeno minha mãe me coloca para ouvir. E amanhã a gente vem para ver Djavan. Eu amo muito", afirmou o estudante.
"Já vim diversas vezes. Acho a festa excelente, pessoas bastante educadas, ótimas atrações, mesmo sem frio tá sendo bom. A minha atração favorita é Marisa", disse Elisângela Gonçalves, de 47 anos, natural de Vitória da Conquista.
Bianca Andrade
Bianca Andrade
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!