“Até a pé nós iremos". Dia de falar do tricolor dos pampas, do “O Imortal”. Clube que vem de um bem sucedido processo de reestruturação e vira exemplo a ser seguido por outros no cenário nacional. É dia de Grêmio !
Começar logo com um gráfico que explica muita coisa. Note que nos últ. 3 exercícios, a diferença entre receita e custo operacional vai abrindo uma "boca de jacaré". Resultado disso: maior superávit operacional que propicia a manutenção da capacidade de investimento em elenco.
O gráfico acima, do Relatório da Diretoria, mostra o quanto o clube tem sido austero na condução do negócio. Em 2016, o custo operacional representava 96%. Em 2019, esse número derruba para 76%. Certamente, um dos menores dos clubes brasileiros.
Aqui, o famoso "breakdown” das receitas operacionais. Note que o bom desempenho esportivo e as novas métricas de premiações em relação a classificação, fizeram a participação da TV sair de 33% para 39% de um ano para outro. Venda de atletas tbm diminui 2019 x 2018.
Abertura das receitas, crescimento de 5,7% em relação a 2018. As receitas de TV compensaram um decréscimos na receita extraordinária de negociação de atletas.
No detalhe abaixo, a abertura das negociações de atletas. Venda de Tetê para o @FCShakhtar Shakhtar Donetsk representou mais da metade das transações. A base “fazendo dinheiro” que possibilita retroalimentar investimentos na própria base e no profissional.
Nas contas de ativo, notamos o crescimento do ctas à receber. Importante sempre dizer ao torcedor: grande parte das vendas de direitos de atletas não são pagos à vista. Os clubes de foram também parcelam suas compras e isso pode impactar em maior demanda de capital de giro.
..."gordura para queimar” sem precisar recorrer a capital de terceiros (bancos, por exemplo). O passivo circulante (obrig. até 12 meses) até diminuiu em aprox. R$ 8 mm.
Dívida de banco (de curto e longo prazo) se mantiveram estáveis.
Nas contas de passivo, o que mais chama atenção (mais de 50%) são as “outras obrigações". E metade deste valor é a Arena POA, abertos também na informação abaixo.
Alô torcida gremista! Se algum torcedor tiver dúvidas que uma gestão austera com boa performance esportiva ganham jogo, olhem para contas “déficits acumulados”. O clube vem amortizando essa conta grande até hoje, acelerando muitos nos últ. anos. Gestão responsável traz perenidade.
“O Imortal” segue sua trilha de destaque no cenário.
Viva o Grêmio.
Veja também:
Leia também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!