icone de busca
iBahia Portal de notícias
Caetité

Estudantes da BA disputam concurso do MPT sobre trabalho infantil

Estudantes são de Caetité, cidade do sudoeste baiano; etapa nacional do concurso tem medalha, certificado e um notebook como prêmio

foto autor

Joana Miranda

25/10/2024 às 15:43 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

Dois estudantes do município de Caetité, localizado no sudoeste baiano, irão representar a Bahia na etapa nacional do Prêmio MPT na Escola, promovido pelo Ministério Público do Trabalho (MPT).


				
					Estudantes da BA disputam concurso do MPT sobre trabalho infantil
Estudantes da BA disputam concurso do MPT sobre trabalho infantil. ​Foto: Reprodução / Redes Sociais

O concurso tem o objetivo conscientizar os estudantes da rede pública para um trabalho seguro e digno, incentivando a expressão artística em temas como o combate ao trabalho infantil e o direito à profissionalização de adolescentes.

Leia também:

Os caetiteenses integram a lista estadual de 11 vencedores da etapa estadual, composta por outras cinco cidades: Salvador, Barra da Estiva, Conceição do Coité, Eunápolis e Miguel Calmon. Eles devem receber medalha, certificado e um notebook como prêmio em novembro.

Confira detalhes do concurso nacional

O concurso é composto por quatro categorias (conto, poesia, música e desenho) e dois grupos. O Grupo 1, para alunos do 4º e 5º ano do ensino fundamental, teve como tema trabalho infantil. Já para o Grupo 2, a proposta era discutir a aprendizagem profissional, abrangendo estudantes do 6º e 7º ano do ensino fundamental.

Os trabalhos passaram por seleções municipais e estaduais, com uma comissão julgadora formada por um jovem aprendiz, uma servidora e uma procuradora do MPT. Foi avaliado a originalidade, autenticidade, criatividade e relevância social das produções para eleger os finalistas que representarão o estado na etapa nacional.

Entre os classificados de Caetité, Paulo Vitor Silva Vilas Boas, de 11 anos, da Escola Municipal Mem de Sá, destacou-se na categoria conto, sob a orientação da professora Daiete Aparecida Pereira Batista. Já Laiane da Silva, de 10 anos, aluna da Escola Municipal José Marques dos Santos e orientada pela professora Ivonilce Mirtes Cardoso de Oliveira, foi premiada na categoria poesia.

O Prêmio MPT na Escola integra o programa Resgate a Infância, promovido pela Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração da Criança e do Adolescente do MPT (Coordinfância). Na Bahia, o projeto é coordenado pela procuradora Andrea Tannus, que ressalta a importância da capacitação de professores como multiplicadores das ações contra o trabalho infantil.


				
					Estudantes da BA disputam concurso do MPT sobre trabalho infantil
Alunos da Bahia disputam concurso do MPT sobre trabalho infantil. Foto: Ministério Público do Estado | Divulgação
foto autor
AUTOR

Joana Miranda

AUTOR

Joana Miranda

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Interior da Bahia