A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em parceria com o Ministério das Comunicações (MCom), inaugurou o Laboratório de Robótica Educativa nas cidades de Juazeiro, Senhor do Bonfim e Campo Formoso, cidades da região norte da Bahia. O projeto visa desenvolver, a partir de aplicações de robótica, habilidades de raciocínio lógico para alunos do ensino médio e fundamental.
A ação "Da Inclusão Digital à Robótica Educativa" faz parte do projeto-piloto Sertão Conectado, do MCom, em parceria com o Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC) da Univasf.
Leia também:
Alunos entre 10 a 18 anos e professores podem usufruir dos laboratórios. Em cada sala serão ofertados computadores e kits de robótica.
Univasf oferece oficinas para estudantes e professores
Além disso, os laboratórios também irão ofertar oficinas, nas quais serão ensinados conceitos de lógica, programação, eletrônica, mecânica e robótica em geral. Será realizado o monitoramento dos estudantes antes e após as oficinas.
"A robótica em si, sua aplicação, é importante porque estimula a questão cognitiva do estudante. Isso traz muitos benefícios, como o aumento da criatividade, da concentração, do raciocínio lógico e da capacidade de resolução de problemas no dia a dia", afirma o professor do Colegiado de Engenharia da Computação da Univasf, Jadsonlee da Silva Sá.
O projeto visa despertar nos estudantes da educação básica o interesse pela área de ciência e tecnologia. "Da Inclusão Digital à Robótica Educativa" segue até 2026, com a previsão de capacitar 600 estudantes e professores.
Julia Gabriela
Julia Gabriela
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!