icone de busca
iBahia Portal de notícias
Abalos sísmicos

Cidade baiana registra mais de 70 tremores de terra em um dia

Na última quarta-feira (24), outro tremor de terra chegou a balançar casas e rachar tetos em cidade baiana

foto autor

Naiana Ribeiro

27/07/2024 às 7:22 • Atualizada em 27/07/2024 às 8:10 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

Os moradores de Jaguarari, cidade do centro-norte da Bahia, viveram momentos de tensão na última semana devido a tremores de terra. Na última quarta-feira (24), um terremoto com magnitude preliminar de 3.6 na Escala Richter provocou o balançar de casas e o rachamento de tetos. No dia seguinte, foram detectados mais 74 tremores de menor intensidade no município.


				
					Cidade baiana registra mais de 70 tremores de terra em um dia
Cidade baiana registra mais de 70 tremores de terra em um dia. Foto: Imagem/TV São Francisco

Os tremores foram monitorados pelo Laboratório de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis/UFRN). Ainda na quarta-feira, às 20h07, foi registrado um tremor com magnitude de 1.7 na escala Richter.

Leia também:

Já na última quinta-feira (25), foram registrados dois tremores na região, ambos com magnitude de 2.2 na escala Richter, ocorrendo às 17h07 e às 20h46, respectivamente. Segundo o LabSis/UFRN, esses sismos secundários não afetaram a estrutura dos edifícios e, até o momento, não há relatos de moradores que tenham sentido novos tremores.

Em maio deste ano, Jaguarari registrou 88 tremores de terra em um único dia, dos quais oito tinham magnitude superior a 2 na escala Richter. O tremor mais intenso alcançou 2.7 na mesma escala.

Cidade baiana tem 2º tremor de terra em menos de 15 dias


				
					Cidade baiana registra mais de 70 tremores de terra em um dia
Jacobina tem 2º tremor de terra em menos de 15 dias. Foto: Divulgação

O último evento sísmico registrado no estado havia sido na madrugada de quarta-feira (34), no município de Jacobina, no norte da Bahia, quando um tremor de magnitude aproximada em 1.6 mR abalou a região. O fenômeno foi o segundo registrado no município em menos de 15 dias.

Segundo o LabSis/UFRN, o sismo aconteceu pouco antes de 1h e teve magnitude preliminar calculada em 1.6 mR. Ainda conforme a instituição, que monitora a Bahia, não há relatos de moradores da região que confirmem se foi possível sentir o tremor de terra.

O último evento sísmico registrado na cidade, que é uma das líderes no ranking de tremores no estado, aconteceu no dia 15 de julho, com magnitude aproximada em 1.8 mR.

O que são os tremores de terra?


				
					Cidade baiana registra mais de 70 tremores de terra em um dia
Jacobina tem 2º tremor de terra em menos de 15 dias. Foto: Prefeitura de Jacobina

Parece impensável, mas em alguns lugares da Bahia a terra treme, e isso é normal, segundo explicam especialistas.

Diferente do que muitos acreditam, todos os dias são registrados abalos sísmicos em diferentes cidades e estados do país.

A diferença para outras partes do mundo é que a Bahia está localizada no meio de uma placa tectônica chamada Sul-Americana. Isso faz com que os tremores sejam mais fracos e quase sempre imperceptíveis.

foto autor
AUTOR

Naiana Ribeiro

AUTOR

Naiana Ribeiro

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Interior da Bahia