icone de busca
iBahia Portal de notícias
Norte da Bahia

Dia do Saci: conheça as lendas do Vale do São Francisco

O Dia do Saci celebra a cultura brasileira folclórica. Em Juazeiro, no norte da Bahia, grandes lendas encantam e assustam os moradores

foto autor

Julia Gabriela

31/10/2024 às 6:00 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

O Dia do Saci, data que enaltece a cultura brasileira folclórica no mesmo dia em que se comemora o Halloween, é celebrado nesta quinta-feira (31). Na cidade de Juazeiro, localizada no norte da Bahia, as lendas engradecem a região. Muitos populares relatam já terem visto famosos personagens pela cidade.


				
					Dia do Saci: conheça as lendas do Vale do São Francisco
Dia do Saci: conheça as lendas do Vale do São Francisco. Foto: Divulgação

Negro D’Água, Serpente da Ilha do Fogo e Caboclo D’Água são algumas das lendas contadas pos juazeirense. Sem dúvidas, a cidade, banhada pelo Rio São Francisco, possibilitou o surgimento desses contos. Conheça mais das lendas.

Leia também:

Negro D’Água

A lenda mais famosa na cidade é a do "Negro D’Água", contada pelos pescadores da região. O Negro D’Água é careca e tem as mãos e os pés de pato, sendo um homem alto e forte. Ele vive pelos rios e se manifesta com gargalhadas para assustar os pescadores.

Conforme a lenda popular, o Negro D’Água costuma aparecer para assustar pescadores e banhistas. No entanto, não há evidências de como nasceu a lenda, mas apenas que ele habita pelas águas doces do Brasil.

Em Juazeiro, o pescador Seu Leleko afirma que já viu o Negro D’Água. Segundo ele, o homem-anfíbio - com as mesmas características da lenda - saiu da do Velho Chico em sua direção. Seu Leleko saiu assustado.


				
					Dia do Saci: conheça as lendas do Vale do São Francisco
Dia do Saci: conheça 3 famosas lendas de Juazeiro. Foto: Maitê Abel

A Serpente da Ilha do Fogo

A Ilha do Fogo é um ponto turístico entre Juazeiro e Petrolina, sertão pernambucano. Mas a Ilha do Fogo também possui uma lenda que encanta moradores e visitantes: a famosa "Serpente da Ilha do Fogo".

Moradores contam que, há um tempo, uma menina, natural de Juazeiro, possui uma grande beleza. Até que, em certo dia, nas margens do Rio São Francisco, ela permaneceu por muitas horas olhando o seu reflexo nas águas e acabou perdendo a noção do tempo.

Então, quando o relógio bateu às 18h, a menina se transformou em uma gigante e terrível serpente. A lenda conta que a serpente vive debaixo de um morro na Ilha do Fogo. Muitos pescadores e barqueiros afirmam já terem visto os focos de luz dos grandes olhos da serpente.

Para completar a lenda dos juazeirenses, a serpente estaria presa por três fios de cabelo de Nossa Senhora da Grota, padroeira da cidade. Quando os fios se partirem, ela se soltaria e toda a região seria inundada.

Caboclo D’Água

O Caboclo D’Água é mais uma lenda fruto do Velho Chico. Nela, alguns moradores alegam que ele é bonito, já outros afirmam que ele é horroroso. Caboclo D’Água é forte, moreno, tem um olho no meio da testa e sua maior característica é "batuqueiro", "barulhento".


				
					Dia do Saci: conheça as lendas do Vale do São Francisco
Dia do Saci: conheça 3 famosas lendas de Juazeiro. Foto: Lucas Salles/ iBahia

A maior diversão dele é fazer "batuques" nas coxias das barcas, provas dos vapores e popa das canoas. Alguns moradores que já o viram contam que ele usa um cocar de penas de ema, o que o torna bonito e misterioso.

Além disso, populares contam que ele costuma pedir fumo e carregar "moças bonitas" para o fundo do rio e os marinheiros para torná-los escravos.

foto autor
AUTOR

Julia Gabriela

AUTOR

Julia Gabriela

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Interior da Bahia