Com um trabalho criativo, colorido e original, o artista visual baiano Igor Aquino Davi, mais conhecido como Astronauta de Mármore nas redes sociais, tem se destacado como colagista e ganhado a atenção de artistas, como a cantora Liniker que, recentemente, comentou em uma postagem dele com uma colagem para a música "Tudo", single lançado por ela neste mês de julho.
Além de Liniker, as artes feita por Igor também já alcançaram Ludmilla, Marina Sena, Iza, entre outros artistas de renome. A soma de elementos, imagens, núcleos e símbolos que compõem as colagens é a forma do artista “reimaginar e redesenhar o que vê ao redor”, como ele mesmo define.
Leia também:
Igor Aquino é de Feira de Santana, cidade a 100 quilômetros de Salvador. O trabalho com as colagens surgiu há 5 anos. Começou como uma forma de ocupar o tempo livre. “Era para me divertir”, conta ao iBahia. Com a repercussão e a aprovação das pessoas, o Astronauta, que na época era selecionador de estoque, mas perdeu o emprego por conta da pandemia da Covid-19, decidiu explorar e experimentar o universo da arte visual.
O nome diferente e curioso é inspirado na música “Astronauta de Mármore”, do grupo Nenhum de Nós. “Queria algo que se desvinculasse da minha imagem, criar um alter ego, uma outra versão de mim. Como gosto muito dessa música, o nome me serviu muito bem também”, explica.
De forma orgânica e intuitiva, a arte sempre esteve presente na vida de Igor. Em casa, os retalhos usados pela mãe do artista formavam as colchas e parte do caminho do artista. É que, enquanto via uma costureira unir um tecido a outro, com diferentes estampas e texturas, também encontrou inspiração para as suas colagens.
“Sempre gostei de desenho e pintura, mas não sabia muito bem por onde começar. Cresci vendo minha mãe costurando colchas de retalhos, que também é uma forma de colagem. Além disso, na igreja que frequentava, encontrei o ponto de partida. Lá, tive contato com as artes digitais, fotografia, música, dança e teatro. Não era nada profissional, mas era um incentivo para buscar aperfeiçoar meu talento", conta.
O cinema, a música e alguns movimentos artísticos também exercem forte influência nas obras do Astronauta de Mármore. “Gosto de cinema independente. Consumo também muita música pop, alternativa e MPB. O surrealismo é uma referência importante para mim, a arte brasileira e o afrofuturismo também”, completa.
Reconhecimento de outros artistas
Já faz um tempo que as colagens do Astronauta ultrapassaram os limites de Feira, a Princesinha do Sertão. A criatividade e a originalidade do trabalho feito pelo artista visual baiano chamaram a atenção de vários artistas e famosos.
Ainda no ano passado, Igor teve o trabalho visto pelo diretor criativo Olivier Rousteing, da renomada grife de roupas francesas Balmain, que postou uma ilustração em que Igor usou uma fotografia da cantora Beyoncé. Ainda segundo ele, a influenciadora digital Gkay tem duas colagens do feirense em sua casa; a cantora norte-americana Erykah Badu também já reagiu ao trabalho feito pelo artista baiano; e a capa do single "Melaço", da cantora Lucy Alves com a participação de Rachel Reis, foi assinada por ele.
"Não imaginava que isso tudo pudesse acontecer. Pensei que fosse ter saído da minha cidade para ser reconhecido. É maravilhoso receber o reconhecimento de outros artistas, fico muito feliz com isso. A repercussão, enquanto artista independente, valida meu trabalho, além de me incentivar a não parar”, conta.
Milena Brandão
Milena Brandão
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!