Com a chegada do Setembro Amarelo, campanha que conscientiza a prevenção do suicídio, o Centro Universitário de Excelência (Unex) de Feira de Santana, cidade a 100 quilômetros de Salvador, oferece atendimentos psicoterapêuticos para a comunidade externa. Serão priorizadas pessoas que não têm condições de desembolsar o valor de uma sessão com um profissional particular.
A Unex vai ofertar os atendimentos através dos serviços prestados pelo Núcleo de Atenção Integral à Saúde (NAIS), com apoio dos cursos de saúde da universidade.
Leia também:
Serão, em média, 40 atendimentos semanais. Para realizar o agendamento, os interessados devem entrar em contato através do número (75) 99901-0411, e encaminhar o nome completo, idade e número para que os responsáveis pela clínica psicoterapêutica realizem a triagem e marquem os atendimentos.
Os atendimentos gratuitos na área da Psicologia acontecem as terças-feiras, no turno da manhã; quartas-feiras, durante todo o dia; e sextas-feiras, no período vespertino.
Os atendimentos acontecem para a psicologia escolar, aconselhamento de pais, orientação profissional, além da psicoterapia individual ou em grupo.
A clínica psicoterapêutica do curso de Psicologia da Unex direciona os seus atendimentos para crianças, adolescentes, adultos e idosos.
Além do atendimento psicoterapêutico gratuito: o que é o Setembro Amarelo?
Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, realizada no Brasil durante o mês de setembro. A iniciativa visa promover o diálogo sobre saúde mental, reduzir o estigma associado ao suicídio e oferecer suporte para aqueles que estão enfrentando crises emocionais.
O mês de setembro foi escolhido para essa campanha devido ao Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, que é comemorado no dia 10 de setembro. A cor amarela foi escolhida como símbolo da campanha em referência à cor do girassol, que representa a luz e a vida.
A campanha envolve diversas ações, como palestras, workshops, eventos comunitários e campanhas nas redes sociais, com o objetivo de informar a população sobre sinais de alerta para o suicídio, a importância de buscar ajuda e os recursos disponíveis para suporte psicológico. Além disso, a campanha busca incentivar a empatia e o apoio entre amigos e familiares para ajudar aqueles que possam estar em sofrimento.
Ketheleen Serra
Ketheleen Serra
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!