icone de busca
iBahia Portal de notícias
Festival do Rio 2024

Filmes produzidos por alunos baianos são exibidos no Festival do Rio

Festival do Rio é um dos maiores festivais de cinema do Brasil. A 26ª edição termina no domingo (13) e conta com produções baianas

foto autor

Joana Miranda

10/10/2024 às 15:44 • Atualizada em 10/10/2024 às 21:50 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

Dois filmes produzidos por estudantes da rede estadual de ensino da Bahia serão exibidos, nesta quinta-feira (10), durante a 26ª edição do Festival do Rio 2024, um dos maiores eventos de cinema do Brasil. O festival iniciou no dia 3 de outubro e segue até domingo (13).


				
					Filmes produzidos por alunos baianos são exibidos no Festival do Rio
Filmes produzidos por alunos baianos são exibidos no Festival do Rio. ​Foto: Divulgação

O festival reúne trabalhos audiovisuais de destaque nacional e internacional. Os vídeos dos estudantes baianos estão entre os 51 trabalhos do Brasil e do exterior que venceram o edital para a participação na categoria "Vídeo Fórum" da Mostra Geração.

Leia também:

Confira detalhes sobre os filmes exibidos no Festival do Rio 2024

Um dos filmes que será exibido no Festival do Rio é o “Evasão escolar: qualidade da educação”, criado por estudantes do Colégio Estadual Dom Climério Almeida de Andrade, em Vitória da Conquista, cidade do sudoeste baiano.


				
					Filmes produzidos por alunos baianos são exibidos no Festival do Rio
Filme criado por estudantes do Colégio Estadual Dom Climério Almeida de Andrade. ​Foto: Frame do Filme “Evasão Escolar”

O curta de 5 minutos e 51 segundos foi produzido por Yasmin Santos Almeida, Talita Eduarda Ferreira de Oliveira, Jailson Oliveira de Jesus, Carlos França Lopes Junior e Danilo Motta Rodrigues, que concluíram o Ensino Médio em 2023. A obra foi supervisionada pela professora Maria Aparecida Galvão Farias.

Outro trabalho que será exibido é o “Ikhã Nákiyã – luta ancestral”. O curta de 6 minutos foi produzido por estudantes do Colégio Estadual Indígena Coroa Vermelha, em Santa Cruz Cabrália, no sul do estado. Fundado há dez anos, o colégio é dedicado ao desenvolvimento das habilidades dos jovens pataxós e a produção audiovisual é uma das áreas incentivadas.


				
					Filmes produzidos por alunos baianos são exibidos no Festival do Rio
Filme produzido por estudantes do Colégio Estadual Indígena Coroa Vermelha, em Santa Cruz Cabrália. ​Foto: Frame do Filme “ “Ikhã Nákiyã – luta ancestral”

O filme foi criado por cinco alunos: Ana Marcele Braz, Rhauany Costa, Sara Machado, Luís Henrique Santos e Rayssa Vitória Lopes Elias, sob a supervisão da professora Shirley Pataxó. A produção foi inscrita no edital Vídeo Fórum do Programa Geração/Festival do Rio, e faz parte do Projeto de Agência de Notícias do Instituto Anísio Teixeira (IAT).

A Mostra Geração, voltada para o público infanto-juvenil, é uma parte essencial do Festival do Rio e promove debates e discussões entre os participantes. Na sua 26ª edição, o festival continua a fortalecer a cultura carioca, destacando a produção audiovisual brasileira e promovendo intercâmbios com festivais internacionais.

foto autor
AUTOR

Joana Miranda

AUTOR

Joana Miranda

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Interior da Bahia