A partir do dia 15 de agosto, seis cidades do interior da Bahia — Itabuna, Ilhéus, Barreiras, Feira de Santana, Irecê e Vitória da Conquista — começarão a emitir a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). A primeira via é gratuita para todos os cidadãos.
O documento, que utiliza o Cadastro de Pessoa Física (CPF) como número único de identificação, vai substituir o Registro Geral (RG), e integrar os dados de forma padronizada.
Leia também:
O que muda no novo documento?
Além de servir como um documento de identificação, a CIN permite a inclusão de informações adicionais, como número da carteira nacional de habilitação (CNH), carteira de trabalho, título de eleitor, e certificado militar.
É possível registrar condições de saúde, como Transtorno do Espectro Autista (TEA) e deficiências, mediante apresentação de atestados ou relatórios médicos. Outras opções incluem a inclusão de tipo sanguíneo, fator RH, e a indicação de doador de órgãos.
O documento traz ainda a possibilidade de inserção do nome social, respeitando a identidade de gênero do cidadão. Outra novidade é a sua versão digital, que estará disponível no site oficial três dias após a emissão da versão física. A entrega física do documento acontece em média 15 dias após a emissão.
A nova identidade também é equipada com um QR code, permitindo a verificação da autenticidade e dos dados do portador. O documento antigo, o RG, continuará válido até 28 de fevereiro de 2032, e a troca não é obrigatória neste momento.
Onde agendar e documentos necessários
Para solicitar a nova Carteira de Identidade Nacional, é necessário agendar o atendimento através do plicativo específico ou do site GovBA.
No dia marcado, o cidadão deve comparecer ao posto SAC com a certidão de nascimento ou de estado civil, seja em formato original, cópia autenticada ou eletrônico. A primeira via do documento é gratuita.
Nanci Souza
Nanci Souza
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!