Oito pessoas foram presas em uma operação policial na manhã desta segunda-feira (19), em Pau Brasil, no sul da Bahia. Os mandados de prisão e de busca e apreensão foram cumpridos pela Polícia Civil (PC) durante a Operação “Para-Raios”, que investiga a morte do Cacique Lucas Santos de Oliveira, conhecido como Lucas Kariri-Sapuyá, que ocorreu em dezembro do último ano.
As investigações apontam que o Cacique foi morto durante uma emboscada, por uma dupla que estava numa moto, no dia 21 de dezembro de 2023, no Território Indígena Caramuru Catarina Paraguaçu.
Leia também:
De acordo com a Polícia Civil, o indígena foi assassinado quando chegava na reserva. Ele também estava de moto, com uma criança na garupa, quando foi interceptado pelos homens. A vítima foi baleada e não resistiu aos ferimentos. Em seguida, os suspeitos fugiram. A criança não foi atingida.
O Cacique tinha 31 anos quando foi morto, e deixou 4 filhos. Ele também era agente comunitário de saúde, coordenador regional do Movimento Unido dos Povos e Organizações Indígenas, conselheiro dos Povos Indígenas da Bahia e conselheiro da Saúde Indígena Estadual.
A vítima foi enterrada num cemitério dentro da reserva, após um ritual de despedida dos indígenas.
Suspeitos de matar Cacique são presos: mega operação contou com 200 policiais
A Operação Para-Raios contou com recursos de inteligência policial. Cerca de 200 policiais civis participaram da ação liderada pela Coordenação de Conflitos Fundiários (CCF/Gemacau). Além disso, foram apreendidas duas armas de fogo, 11 celulares, porções de entorpecentes, balanças de precisão e munições.
Fizeram parte da ação equipes dos Departamentos de Polícia do Interior (Depin), de Repressão e Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (Draco), Especializado de Investigação e Repressão ao Narcotráfico (Denarc), de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), de Inteligência Policial (DIP), além da Corregedoria da Polícia Civil (Correpol) e da Coordenação de Polícia Interestadual (Polinter). As equipes dividiram-se em áreas urbanas e rurais das cidades da região.
Brenda Santos e Ketheleen Serra
Brenda Santos e Ketheleen Serra
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!