icone de busca
iBahia Portal de notícias
Vitória da Conquista

Presidiários e outros suspeitos de crimes são alvo de operação na BA

Polícia Civil deflagrou operação em Vitória da Conquista contra presidiários e outros suspeitos de crimes

foto autor

Naiana Ribeiro

12/07/2024 às 7:26 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

Policiais de diversos departamentos da Polícia Civil (PC) estão cumprindo mandados de prisão e busca e apreensão contra homicidas em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, na manhã desta sexta-feira (12). A operação, intitulada "Circumdare", visa reduzir os Crimes Violentos Letais Intencionais, com foco principal nos detentos do sistema prisional.


				
					Presidiários e outros suspeitos de crimes são alvo de operação na BA
Presidiários e outros suspeitos de crimes são alvo de operação na BA. Foto: Divulgação/Ascom-PC

A Delegacia de Homicídios de Vitória da Conquista lidera as diligências, que contam com 50 agentes. As equipes dos Departamentos de Polícia do Interior (Depin), Especializado de Investigações Criminais (DEIC) e Repressão e Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (Draco) também estão envolvidas na operação.

Leia também:


				
					Presidiários e outros suspeitos de crimes são alvo de operação na BA
Presidiários e outros suspeitos de crimes são alvo de operação na BA. Foto: Divulgação/Ascom-PC

Além disso, o Grupo especializado de Investigação e Repressão ao Narcotráfico (Denarc) e o de Proteção à Mulher, Cidadania e Pessoas Vulneráveis (DPMCV) estão fornecendo apoio adicional à operação.

Operação investiga desvio de recursos públicos na Bahia

A Polícia Federal (PF) e a Controladoria Geral da União (CGU) deflagraram na última quinta-feira (11) a Operação Santa Rota, no município de Santa Luz, a 278,5 quilômetros de Salvador, para o cumprimento de mandados judiciais em razão de uma investigação de irregularidades na contratação de uma empresa para prestação de serviço de transporte escolar na cidade no valor de R$ 8.127.058,00. Foram cumpridos 12 mandados de busca e apreensão em diversas cidades baianas.

As investigações detectaram que a Prefeitura de Santa Luz realizou pregão eletrônico em 2022 para contratação de uma empresa que executaria 89 rotas do transporte escolar e a prestadora de serviço escolhida não possuía funcionários registrados e era proprietário de somente cinco veículos, quantidade insuficiente para a execução das rotas.

Ainda de acordo com a apuração, a empresa vencedora do processo licitatório apresentou a proposta com maior preço no pregão e foi a escolhida em face da inabilitação de outras novas candidatas que apresentaram preços menores, resultando em um superfaturamento de R$ 2.292.661,12. A PF e o CGU constataram também que algumas das empresas inabilitadas no certame receberam pagamento do grupo empresarial vencedor logo após serem excluídas da licitação.

Foram cumpridos 12 mandados de busca e apreensão expedidos pelo Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª região, nas cidades baianas de Santaluz, Valente, Conceição do Coité, Capim Grosso, Itiúba, Senhor do Bonfim e Várzea da Roça. Os investigados irão responder pelos crimes de responsabilidade de prefeito, fraude à licitação, além de corrupção ativa e passiva e lavagem de capitais.

foto autor
AUTOR

Naiana Ribeiro

AUTOR

Naiana Ribeiro

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Vitória da Conquista