A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu durante uma fiscalização, na manhã desta quinta-feira (12), mais de mil aves silvestres que estavam sendo transportadas ilegalmente. A ação aconteceu no km 677 da BR-116, próximo a Jequié, cidade do sudoeste baiano.
Segundo a PRF, os animais estavam em dois veículos, um Siena e um HB20. Foram encontradas, ao todo, 25 gaiolas com aves de diversas espécies, incluindo canário-da-terra e papa-capim.
Leia também:
Ainda segundo a corporação, o motorista do Hyundai confessou que adquiriu os animais no interior de Goiás e que seu destino era a cidade de Caruaru (PE), onde pretendia vendê-los. O condutor do Fiat também admitiu estar realizando o mesmo trajeto, colaborando com o transporte ilegal.
As aves foram encaminhadas ao Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA) para os cuidados necessários.
Cativeiro de aves silvestres é fechado em Santa Cruz Cabrália
Um cativeiro ilegal de aves silvestres no distrito de Ponto Central, município de Santa Cruz Cabrália, extremo-sul do estado, foi fechado pela Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental Porto Seguro (CIPPA/PS) nesta segunda-feira (12). Segundo informações da Polícia Militar (PM-BA) ninguém foi preso.
Ainda segundo a PM, os animais estavam em uma residência e o proprietário da casa fugiu ao avistar o policiamento. A esposa do acusado que estava no local confirmou a fuga do marido e informou que o homem já foi preso pelo crime de caça ilegal.
Os animais estavam aglomerados no fundo da casa em cativeiro e gaiolas. No local a polícia também encontrou um canil com diversos cães utilizados na atividade de caça ilegal. Um trabuco e seis cartuchos calibre 36mm. Também foi encontrada uma pele de tamanduá e uma paca.
Segundo a polícia, alguns animais foram encaminhados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) do IBAMA, em Porto Seguro, extremo-sul do estado. As aves, após análise das condições físicas, foram devolvidas à natureza.
Os registros foram encaminhados ao Ministério Público (MP-BA) que segue com as investigações.
Joana Miranda
Joana Miranda
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!