Já pensou em fazer sexo durante o sono e não se lembrar no dia seguinte? A condição existe e se chama "sexsonia", sendo uma parassonia sexual.
O comportamento está ligado ao sonambulismo e é caracterizada pela automasturbação, masturbação do parceiro, emissão de sons, gestos e movimentos, além do próprio sexo.
Leia também:
Não existem estatísticas precisas sobre o comportamento, mas os estudos e casos clínicos observam maior prevalência nos homens. O que preocupa são as consequências sociais, físicas e psicológicas que podem prejudicar o paciente.
De acordo com Monica Levy Andersen, doutora em Psicobiologia e professora da UNIFESP, quatro motivos podem levar a necessidade de estudos sobre o assunto.
O primeiro seria a preocupação crescente com a ocorrência de eventos sexuais durante o sono, o segundo é cada vez mais distúrbios do sono têm sido associados a esses eventos.
Em terceiro estão eventos dessa natureza podem ser diagnosticados clinicamente e/ou por polissonografia e podem ser tratados e por último as consequências jurídicas relacionadas aos episódios sexuais durante o sono.
Os dados apresentados pela médica no Congress on Brain, Behavior and Emotion 2023, apontam ainda relatos de amnésia em pacientes da "sexsonia".
Vale lembrar que existe tratamento para a condição e a pessoa pode viver uma vida normal, sem se prejudicar com a parassonia sexual.
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!