A criança que tem contato com a leitura aprende melhor e se comunica melhor, além de se divertir com as histórias. O iBahia selecionou dez livros infantis inesquecíveis, que marcaram a vida de crianças de diferentes gerações e continuam atuais em suas aventuras e lições. O Reizinho Mandão, de Ruth Rocha
Um reino distante passa a ser governado por um reizinho mimado e cheio de si, que criava as próprias leis e não aceitava ser contrariado. Com medo de levar bronca, as pessoas começaram a se afastar do reizinho, que acabou sozinho e triste. Em busca de uma solução, ele procura um sábio, que lhe ensina a conquistar as pessoas novamente.
Sítio do Picapau Amarelo, de Monteiro Lobato
A coleção é composta por 23 livros, escritos entre 1920 e 1947. Desde então, a obra marca a infância de diferentes gerações com histórias sobre Narizinho, Pedrinho, Dona Benta, a Cuca, o Saci e muitos outros personagens. O cenário principal é um sítio, onde os irmãos Narizinho e Pedrinho vivem com uma boneca falante chamada Emília e fazem parte de muitas aventuras.
Pollyanna, de Eleanor H. Porter
Pollyanna é uma menina de 11 anos que, após perder os pais, passa a morar com uma tia rica e muito severa. Em seu novo lar, ela ensina às pessoas o 'jogo do contente', que consiste em procurar extrair algo de bom de todas as situções, inclusive das mais desagradáveis.
O Menino do Dedo Verde, de Maurice Druon
O livro conta a histório de Tistu, um menino que foi criado por pais ricos. Quando completou oito anos, o menino começa a ser preparado para assumir os negócios da família e descobre que tem um dom especial: ele tem o dedo verde - basta um toque seu para que surjam plantas e flores onde ele encoste.
O Menino Maluquinho, de Ziraldo
O livro descreve de forma divertida as delícias da infância, tendo como personagem principal um menino 'maluquinho', alegre e sapeca.
O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry
O livro conta a história de um piloto de avião que, após cair no Deserto do Saara, encontra um pequeno príncipe que pede que ele desenhe um carneiro. A partir daí, o menino, que mais tarde revela ter vindo de outro planeta, passa ensinamentos sobre valores e lições de vida.
Jeca Tatu, de Monteiro Lobato
Apesar de o livro ter sido criado por Monteiro Lobato para adultos, o personagem conquistou muitas crianças. No início da obra, Jeca é um caipira de aparência desleixada e não cultiva hábistos de higiene. Doente, ele se encontra com um médico que dá orientações de saúde para que ele mude sua vida. Depois disso, Jeca se cura, volta a trabalhar, sua plantação prospera e ele se torna um homem admirado.
Marcelo, Marmelo, Martelo, de Ruth Rocha
Marcelo é um menino que costuma fazer perguntas sobre o mundo à sua volta e um dia resolve questionar por que as coisas têm os nomes que têm. Inconformado com as respostas, ele começa a criar suas próprias palavras.
Fábulas de Esopo
O livro é uma coleção de fábulas creditadas a Esopo, um contador de histórias que viveu na Grécia Antiga. As fábulas contam histórias que envolvem animais personificados e lições de moral, como A Raposa e as Uvas, A Cigarra e a Formiga e A Tartaruga e a Lebre.
Onde Vivem os Monstros, de Maurice Sendak
O livro conta a história de Max, um garoto que se sente incompreendido pela família e sai em uma viagem de barco à procura de outros mundos. Ele encontra uma ilha onde conhece monstros que o coroam e ele passa a reinar fortalezas gigantescas, batalhas amigáveis e grandes aventuras.
Veja também:
Leia também:
AUTOR
AUTOR
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade