LITERATURA

Fundação Casa de Jorge Amado abre comemorações pelo centenário do escritor

Como primeiro evento de 2012, a instituição lança "Catálogo Fotográfico Zélia Gattai Volume I – A Casa do Rio Vermelho: A Família"

foto autor

07/03/2012 às 15:40 • Atualizada em 03/09/2022 às 5:02 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News
Albino Rubim, Arthur Guimarães, Myriam Fraga e Jorge Amado Neto no lançamento do Catálogo
Na manhã desta quarta-feira, 07, representantes da Fundação Casa de Jorge Amado receberam profissionais da imprensa e representantes e autoridades culturais para celebrar os 25 anos de inauguração da instituição e dar o 'ponta pé' inicial às comemorações do centenário do escritor. Para marcar as duas datas, a Fundação lançou um catálogo com mais de 600 fotografias de autoria de Zélia Gattai, registrando momentos de Jorge com sua família. No evento estiveram presentes Arthur Guimarães Sampaio e Myriam Fraga, presidente e diretora executiva da Fundação, respectivamente, Albino Rubim, secretário de Cultura do Estado da Bahia, Nilo Meira Filho, superintendente do Banco do Nordeste, e Jorge Amado Neto, entre outros.Veja também: visite a página especial de Jorge Amado Na abertura do evento, Myriam Fraga, amiga da família Amado e personagem ativa da fundação desde a sua criação, fez um discurso emocionado. "Estou muito feliz. Hoje passa como se fosse um filme e isso me traz muita emoção, realmente. Parece que estou vendo Jorge e Zélia chegarem aqui, há 25 anos", contou em entrevista ao Portal iBahia. Myriam também, recebeu o carinho e gratidão de João Amado Neto: "Essa é uma reunião de grandes amigos e só tenho a agradecer a Myriam por tudo que ela fez nesses anos, que considero extremamente proveitosos".
Emocionada, Myriam Fraga segura o catálogo com fotos de Zélia Gattai
Em 2012, a Fundação Casa de Jorge Amado conta com uma extensa programação comemorativa. Entre as atividades, exposições, palestras, eventos gastronômicos e lançamentos de livros."Um dos maiores eventos promovidos é a exposição 'Jorge, Amado e Universal', que estreia em 17 de abril no Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo. De lá, a mostra vêm para Salvador e fica no Museu de Arte Moderna. Depois segue para outras capitais", explicou Myriam. A mostra terá fotografias, objetos, folhetos de cordel, filmes, entre outros objetos, sendo que parte do acervo nunca foi visto pelo público. Em conversa com o Portal iBahia, o secretário Albino Rubim ressaltou que a Fundação foi uma grande ideia de Jorge Amado e é importante para marcar a presença do escritor na cultura baiana e no Pelourinho, cenário recorrente em sua obra. "Esse é um espaço muito significativo e simbólico, que nós, enquanto secretaria de cultura, apoiamos", assegurou. A secretaria de Cultura do Estado da Bahia também promoverá, durante todo o ano eventos comemorativos. "Não poderíamos estar fora das homenagens a Jorge Amado. As nossas atividades começaram em agosto do ano passado com a palestra de Mia Couto sobre a obra dele na África. Em 2012, também faremos um grande show no dia 10 de agosto no Teatro Castro Alves e no dia 09 terá a abertura da exposição no MAM", revelou.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Literatura