O Centro Histórico de Salvador abrigará de 10 a 13 de dezembro um evento literário que vai discutir a literatura que se faz hoje na Bahia, tendo como referência o mais famoso dos escritores baianos: Jorge Amado. O encontro 'Jorge + 100' será no Centro Cultural dos Correios, no Largo do Cruzeiro do São Francisco, Pelourinho, com acesso gratuito ao público até a capacidade máxima do auditório. O 'Jorge +100' reunirá diversos escritores e especialistas que debaterão sobre as obras ficcionais atuais e os temas relacionados, que vão desde as ruas de Salvador como inspiração à baianidade da população e influência da capital nos trabalhos dos autores locais. Estão confirmadas as participações de nomes de destaque no cenário nacional, como o baiano Antônio Torres, recém-eleito para a Academia Brasileira de Letras, Liv Sovik, pesquisadora de temas multiculturais, e a atriz e poeta Elisa Lucinda.
Veja também: Após lançar novo clipe, Maglore realiza show em Salvador A semana literária terá ainda a presença de Antônio Carlos Sobrinho, Aurélio Schommer, Carlos Barbosa, Daniel Lisboa, Dênisson Padilha Filho, Fernando Conceição, Herculano Neto, James Martins, Lande Onawale, Marcelino Freire e Paulo Dourado.
Escritores pós-amadianos - Durante quatro dias, os palestrantes e mediadores vão abordar as heranças literárias de Jorge Amado e também a produção de escritores de uma geração posterior. As mesas temáticas 'Mulheres da Bahia', 'Terras do sem fim', 'A cor da Bahia', 'Nas ruas de Salvador', 'Socialistas, graças a Deus e 'Crenças e Mistérios' serão mediadas, respectivamente, por Renata Rocha, Myriam Fraga, Márcio Mattos, João Paulo Cuenca e Fernando Guerreiro. Antes de cada debate, haverá apresentação de uma dupla de atores que farão um stand-up literário. Nos dias 14 e 15, encerrando o evento, estão programadas atividades com alunos da rede pública de ensino de Salvador.A programação completa está no
www.jorgemais100.com.br.