icone de busca
iBahia Portal de notícias
LITERATURA

Engenheiro cria robô para escrever próximo livro de 'GOT'

Sistema de inteligência artificial foi ensinado com os primeiros cinco livros da trama

foto autor

Redação iBahia

02/09/2017 às 11:00 • Atualizada em 01/09/2022 às 0:29 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News
Os fãs de “Game of Thrones” devem ficar órfãos da série por um longo tempo, já que a próxima temporada será exibida apenas em 2019 pela HBO, e os livros, aparentemente, ainda não foram finalizados pelo autor George R. R. Martin. Para compensar a abstinência, o engenheiro de software Zack Thoutt teve uma ideia: criar um robô que possa escrever os próximos passos da trama.
“Eu estou cansado de esperar pelo próximo livro de ‘GOT’, por isso decidi treinar uma rede neural recorrente com os primeiros cinco livros e usar predições da rede para criar o sexto livro da série”, explicou Thoutt, na página do Github onde o projeto está publicado.
Foto: Divulgação
As redes neurais são algoritmos de aprendizado de máquina modelados para imitar o cérebro humano, e as redes neurais recorrentes são uma subclasse delas, que lidam com sequências de dados, como textos. No caso, Thoutt alimentou a máquina com os textos das 5.376 páginas dos cinco primeiros livros, ensinando o enredo e o estilo de R. R. Martin.
O engenheiro forneceu a máquina apenas duas informações em cada capítulo: a primeira palavra, sempre o nome de um personagem para seguir o estilo de R. R. Martin, e o número de palavras a serem geradas. E o resultado é surpreendente.
Existem algumas passagens que não fazem sentido, como a presença de Ned Stark, morto no início da trama, mas é compreensível o seu retorno, já que existem personagens que voltam da morte na obra original. Hodor também retorna, e fala mais que apenas “Hodor”. Um novo personagem, Greenbeard, é apresentado e Sansa Stark é, na verdade, uma Baratheon.
"Ele está tentando escrever um novo livro. Um modelo perfeito consideraria tudo o que aconteceu nos livros e não escreveria sobre personagens vivos quando eles morrem dois livros atrás — contou Thoutt, ao site Motherboard". "A realidade, porém, é que o modelo não é bom o suficiente para fazer isso. Se os modelos fossem tão bons, os autores estariam em perigo. O modelo está se esforçando para criar um novo livro e levar tudo o que aconteceu em conta, mas comete erros porque a tecnologia para treinar um gerador de texto perfeito capaz de lembrar tramas complexas entre milhões de palavras ainda não existe".
Mas os primeiros cinco capítulos escritos pelo robô trazem trechos que podem estar nos próximos livros de R. R. Martin. Ele escreve, por exemplo, que Jon Snow voa comandando um dragão, teoria bastante difundida em fóruns de fãs, ainda mais com revelação do último episódio da última temporada de que o bastardo Stark é, na verdade, Aegon Targaryen, filho de Rhaegar Targaryen com Lyanna Stark, e sobrinho de Daenerys Targaryen.
A Mãe dos Dragões, aliás, é envenenada por Varys, algo provável de acontecer, e Cersei Lannister é morta pelo irmão gêmeo, Jaime. Essa teoria é bastante difundida entre os fãs por causa da profecia da bruxa Maggy, que diz que a rainha seria morta por um irmão mais novo.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

Redação iBahia

AUTOR

Redação iBahia

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Literatura