icone de busca
iBahia Portal de notícias
LITERATURA

Fernando Vita lança romance 'República dos Mentecaptos'

No quarto romance do escritor, Antônio Carlos Magalhães é o ídolo de um prefeito de uma cidade fictícia localizada no Recôncavo da Bahia

foto autor

Redação iBahia

30/08/2019 às 17:21 • Atualizada em 30/08/2022 às 22:47 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

Uma história pitoresca de um prefeito de uma cidade fictícia localizada no Recôncavo Baiano que tem como ídolo Antônio Carlos Magalhães. Ficou curioso? Você pode conferir o desenrolar desta trama no livro 'República dos Mentecaptos', o quarto romance do jornalista e conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios Fernando Vita. A obra será lançado oficialmente no dia 12 de setembro, na Saraiva do Salvador Shopping, a partir das 18h, mas também já pode ser adquirida nas lojas digitais da Saraiva e da Amazon.

Foto: Reprodução

'Essa é a primeira vez que trago o político Antônio Carlos Magalhães (ACM) nas minhas histórias. O personagem principal, o prefeito de 'Todavia', tem ACM como ídolo e quer imitá-lo em todas as suas nuances físicas, sociais e políticas, pois considera que desta forma terá sucesso na sua carreira. ACM tem uma qualidade de personagem imensa e tinha uma forma peculiar de fazer política', contou Fernando Vita em entrevista ao iBahia.

Ele também descreveu alguma das suas principais referências da sua escrita: "Tem uma pitidinha o realismo fantástico, semelhante a Gabriel Garcia Márquez, uma forma de escrever um tanto quanto descompromissada com os ritmos habituais da linguagem formal inspirada em José Saramago e muito da literatura de João Ubaldo Ribeiro", detalhou o escritor.

Leia também:

Foto: Divulgação

Quando questionado sobre o que leitor pode esperar do livro, Vita garantiu que o bom humor também é o personagem principal da obra. "Claro que cada leitor tem uma visão, mas ele mostra de uma maneira bem-humorada uma Bahia inesperada e inusitada", concluiu.

Confira a sinopse do livro:
Neste seu novo romance, República dos Mentecaptos, Fernando Vita está ainda mais divertido. Como nos livros anteriores desse escritor baiano que rende tributos a João Ubaldo Ribeiro e Fernando Sabino, a história se passa em Todavia, uma cidade imaginária, espécie de Macondo de García Márquez no Recôncavo da Bahia. Tudo ali parece absurdo e ao mesmo tempo real, com personagens e episódios fictícios e outros verdadeiros.

O prefeito megalomaníaco e admirador de Antônio Carlos Magalhães, autodenominado AMB, quer transformar o estado em República da Bahia e fazer do seu minguado município o Estado de Todavia. Ele criaria até uma moeda especial, o aceeme –um acarajé recheado custaria 5 aceemes, e um coco gelado valeria 1 aceeme e 20 aceeminhos. Um personagem garante que andar de costas faz bem para o coração. Outro diz ter o coração de banana mole, sofre e chora à toa. Rir é o melhor remédio. Ele está nas mãos do leitor. Saúde! Com boas gargalhadas.

SERVIÇO
Lançamento do livro 'República dos Mentecaptos', de Fernando Vita

Local: Saraiva, do Salvador Shopping
Data: 12 de setembro (quinta-feira)
Horário: 18h às 22h.

Foto do autor
AUTOR

Redação iBahia

AUTOR

Redação iBahia

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Literatura