|
---|
|
O escritor carioca Raphael Montes publicou seu primeiro livro aos 20 anos de idade, o romance policial 'Suicidas', que lhe rendeu uma vaga entre os dez finalistas do prêmio São Paulo de Literatura, na categoria 'Autor Estreante'. As qualidades da obra impressionaram até o renomado escritor Scott Turow, um dos nomes mais conhecidos no cenário da literatura policial. Nas palavras de Turow, Montes está "entre os mais brilhantes ficcionistas jovens" da atualidade. "Ele certamente redefinirá a literatura policial brasileira e vai surgir como uma figura da cena literária mundial". Agora, aos 23 anos, Raphael lança seu segundo livro, 'Dias Perfeitos' (Companhia das Letras). A obra conta a história de Téo, um jovem e solitário estudante de medicina que divide o seu tempo entre cuidar da mãe paraplégica e dissecar cadáveres nas aulas de anatomia. Em um churrasco ao qual vai a contragosto com a mãe, Téo conhece Clarice, uma jovem que sonha em ser roteirista de cinema e está escrevendo um 'road movie' de nome 'Dias Perfeitos'.
Veja também: 'Lavanda', livro de poesias sobre ciclos do amor, é lançado em Salvador Cassandra Clare lança 'Códex dos Caçadores' de Sombras no Brasil Muniz Sodré realiza palestra sobre cultura e comunicação em Salvador O rapaz fica viciado em Clarice, e decide que quer desvendar aquela moça diferente de todas que conheceu. Cada vez mais apaixonado por ela e frustrado pelas seguidas negativas, opta por uma atitude extrema: desfere um golpe na cabeça dela e a sequestra. Em seguida, leva-a para uma viagem de carro pelas estradas do Rio de Janeiro - a mesma feita pelos personagens de Clarice. 'Dias Perfeitos' surge como a mais nova promessa da literatura policial brasileira. Dono de um clima sombrio e diálogos afiados, o livro é uma história de amor obsessivo e paranoico e deve agradar a todos os públicos, mesmo quem não seja fã do gênero.
Raphael Montes nasceu em 1990, no Rio de Janeiro. Advogado e escritor, publicou contos em diversas antologias de mistério, inclusive na Playboy e na prestigiada revista americana Ellery Queen Mystery Magazine. Seu romance de estreia, 'Suicidas' (Saraiva), foi finalista do prêmio Benvirá de Literatura 2010, do prêmio Machado de Assis 2012 da Biblioteca Nacional e do prêmio São Paulo de Literatura 2013.
Leia um trecho do livro: "Téo estava bem-humorado, quase bobo. Havia colocado um CD do Caetano Veloso para tocar. Admirava Clarice dormir — um filete de saliva escorria de sua boca até o queixo, e ele o enxugava com carinho. Ainda na garagem do prédio, aproveitando que estava deserto, pusera Clarice no banco do carona, algemada, sem que pudesse bater os pés ou as mãos." |
---|
Dias Perfeitos Autor: Raphael Montes Páginas: 280 Editora: Companhia das Letras Preço: R$ 35 |