Foto: Reprodução
Basta saber que o teste de gravidez deu positivo e pronto! De repente, sua vida vira de cabeça para baixo. Todas as suas certezas vão embora. Será que você pode continuar tomando aquele cafezinho? Pode comer frutos do mar? Pode beber uma tacinha de vinho? E isso é só o começo.
Para te ajudar a viver essas 40 semanas da maneira mais tranquila (e informada!) possível, a BabyHome acaba de lançar o livro “Os 500 Pode e Não Pode na gravidez”. São respostas para todos os tipos de perguntas, das mais simples até aquelas que você morre de vergonha de perguntar. Todas elas foram respondidas com a ajuda dos maiores especialistas no tema, de forma breve, para você não perder tempo. Afinal, haja coisa para fazer durante esses nove meses, não é mesmo?
No entanto, se algum assunto te interessar mais e você quiser ler mais sobre ele, saiba que o livro é interativo e há vários pontos clicáveis. Assim, você consegue navegar e cai direto em uma matéria mais aprofundada, também com a credibilidade de BabyHome. Dá para usar o campo de busca e ir direto para o assunto que você procura. São respostas sobre alimentação, atividades físicas, dia a dia, beleza, direitos, trabalho, sexo… Enfim, tudo o que você precisa saber!
Para dar um gostinho do que você encontra por lá, selecionamos aqui 10 perguntas e respostas sobre alimentação na gravidez. Mas você pode ver tudo e ter o livro completo sempre à mão, no seu celular ou computador, baixando neste link!
1. Pode comer camarão?
Pode, desde que extremamente bem higienizado, pelo risco de contaminação por bactérias e outros agentes patológicos, que podem ser perigosos para o bebê.
2. Pode comer canela?
Melhor não, porque a especiaria pode gerar contrações uterinas e provocar sangramentos vaginais, além de alterar o metabolismo.
3. Pode comer carne de porco?
Sim, desde que bem passada. Também é importante saber a procedência da carne, para evitar o consumo de animais contaminados.
4. Pode comer chocolate?
Sim, mas com moderação pois contém um pouco de cafeína, além de gordura e açúcar. O ideal é até 30 g ou um bombom por dia. Grávidas com tendência a diabetes gestacional ou sobrepeso devem evitar.
5. Pode tomar café?
Sim, mas com muita moderação, pois pode causar o aumento da frequência cardíaca do bebê e, em alguns casos, arritmias.
6. Pode tomar vinho?
Não. Já existem estudos científicos mostrando que, mesmo em quantidades baixas, a ingestão de álcool pode afetar o desenvolvimento cerebral do bebê.
7. Pode comer pimenta?
Pode. Porém, a pimenta pode mudar o pH do estômago e causar desconfortos à gestante.
8. Pode tomar kefir?
Sim, bebidas fermentadas são boas na gestação devido aos probióticos. O kefir de leite é o mais recomendado. Mas tome cuidado com a preparação caseira, pois pode haver contaminação.
9. Pode comer queijo gorgonzola?
Não é recomendado comer queijos macios e não pasteurizados, como brie, gorgonzola e roquefort, pelo risco de contaminação por listeria, uma bactéria que pode causar danos ao bebê. Só é indicado se tiverem sido cozidos.
10. Pode comer fígado?
Com moderação. O fígado possui alta concentração de retinol, que em excesso pode prejudicar o desenvolvimento do bebê. Por isso, evite no primeiro trimestre e, caso queira consumir após esse período, nunca em grandes quantidades.
BabyHome*
Produção de conteúdo e informações confiáveis sobre gravidez, parto e desenvolvimento dos bebês, amparado pelas melhores práticas dos especialistas e recomendações das sociedades e academias de obstetrícia e pediatria. Quer saber mais, é só acessar o site da BabyHome.
Leia mais sobre Maternidade no ibahia.com
Veja também:
Leia também:
Baby Home
Baby Home
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!