No dia em que Salvador comemora 468 anos, nesta quarta-feira (29), o Monumento ao Cristo Nosso Senhor, mais conhecido como Cristo Salvador, foi oficialmente tombado pela Prefeitura. Durante cerimônia, o prefeito ACM Neto autorizou a requalificação do equipamento histórico.
Segundo a gestão municipal, o tombamento do Cristo Salvador traz como um dos motivos o fato de os monumentos públicos carregarem em si a simbologia de pertencimento, valores e memória de determinado lugar ou grupo social.
Leia também:
O projeto de requalificação ambiental do Morro do Cristo, na Barra, compreende uma área de aproximadamente 500 m² e o investimento previsto é de R$1,2 milhão. As ações no monumento contemplam nova alvenaria de contenção, implantação de piso e de iluminação cênica. Além do restauro da estátua do Cristo Salvador, será feita substituição do pedestal, que passará de granito preto para vidro, sem alterar as características do patrimônio a ser tombado. A mudança do pedestal, junto com a iluminação, tem como intuito fazer com que as pessoas tenham a impressão de que o Cristo pareça “flutuar” ao largo do mar.
O projeto contempla também a instalação de uma Praça das Bandeiras que, inclusive, poderá ser utilizada para realização de missas campais. Haverá também melhorias no acesso, com instalação das placas atuais de concreto por granito – o que garantirá maior durabilidade – formando degraus ao longo da encosta. Será mantida ainda toda a vegetação existente, com uma diferença: o plantio de novos coqueiros na localidade.
Veja também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!