Você sabia que existem vários tipos de argila e que a maioria delas faz bem para a pele? Pois bem! Não é de hoje que os tratamentos estéticos à base de argila fazem sucesso. E isso tudo acontece porque elas tem poder de hidratar profundamente, ajuda no rejuvenescimento, e melhora a elasticidade e firmeza da pele.
Agora você deve estar se perguntando: com tantas opções qual é a mais indicada pra minha pele? Pensando nisso, fizemos um guia para que você possa se cuidar de forma natural e consciente. Confira:
Argila verde
Indicada para peles oleosas e acneicas, a argila verde é rica em silício e alumínio. Além de possuir propriedades adstringentes, esfoliantes e antibactericidas que combatem espinhas e cravos. Esse tipo de argila ajuda regular a produção de sebo da cútis e fechar os poros do rosto.
Argila Amarela
Rica em silício, elemento com ótimo potencial regenerador dos tecidos, esse tipo de argila é capaz de estimular o rejuvenescimento. Garante uma melhora na síntese de colágeno e maior elasticidade da pele, assim, retardando o envelhecimento e reduzindo rugas e inflamações.
Argila Branca
Indicada principalmente, para peles sensíveis e desidratadas, esse tipo de argila possui um PH muito próximo da pele. O que as faz ser excelente para clarear e absorver oleosidade sem desidratar. Também ajuda cicatrizar e catalisar reações metabólicas do organismo, reduzindo inflamações.
Argila Marrom
Purificante, adstringente e cicatrizante é bastante eficaz contra a acne e espinha. Esse tipo de argila tem efeito rejuvenescedor no tecido da pele. A argila marrom também tem o poder reduzir inflamações, tonificar e ativar a circulação, ajudando a pele a se manter firme por mais tempo.
Argila Preta
Com poder estimulante e antioxidante, esse tipo de argila, também conhecida como lama vulcânica, é retirada de profundidades superiores a 5 metros e, por isso, contém diversas propriedades naturais que pode melhorar significativamente o aspecto e a saúde da sua pele. Devido ao alto teor de alumínio, silício e baixo percentual de ferro, a argila preta tem ação anti-idade e ainda ajuda a atenuar manchas na pele.
Argila Vermelha
Rica em óxido ferro, cobre e silício é uma ótima opção para quem tem pele sensível e rosada, mas pode ser usada por todos os outros tipos de pele, sem contraindicação. Com poder hidratante, antioxidante e regenerador, ela combate os radicais livres prevenindo o envelhecimento precoce da pele.
Argila rosa
A mistura entre as argilas vermelha e branca combina os benefícios de ambos os elementos, tornando-se a mais suave entre todos os tipos de argila e é indicada para peles sensíveis e delicadas. Ela também ajuda a limpar e remover as células mortas da pele, além de ter poder cicatrizante e antisséptico.
Argila cinza
Devido o alto teor de titânio presente em sua composição, ela é um esfoliante fantástico e ainda combate espinhas e cravos, deixando a pele lisinha. Antioxidante natural, a argila cinza clareia as manchas da pele, ajuda na redução de medidas e ainda regula a seborréia capilar.
Argila roxa
Constituída a partir da mistura entre as argilas marrom e rosa, possui grande poder tensor e é bastante indicada nos tratamentos de flacidez por atuar na síntese do colágeno na pele. A máscara é perfeita para peles maduras, sensíveis e secas.
Veja também:
Leia também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!