Quem busca cabelos lisos e sedosos já deve ter se rendido a alguma das diferentes técnicas para deixar os fios alinhados. Um dos procedimentos mais famosos nos salões do Brasil são as escovas progressivas, muito populares desde meados dos anos 2000.
Com as constantes inovações do mercado de produtos capilares, as escovas ganharam novas verões e nomes, capazes de confundir até mesmo as pessoas mais antenadas ao universo dos salões de cabeleireiros. Para ajudar na escolha do próximo alisamento, veja os principais tipos de escova e quais são as diferenças entre elas.
Escova progressiva
Causadora de muitas polêmicas por causa das quantidades de formol em sua formulação, a escova progressiva é um alisamento químico de alta durabilidade. Atualmente, o produto pode levar até 0,2% de formol, de acordo com a determinação da avisa.
O produto deve ser aplicado por um profissional, apto a lidar com o produto e realizar a selagem com prancha e também a secagem com secador de alta temperatura.
Escova definitiva
Também conhecida em algumas regiões como alisamento japonês, a técnica consiste na aplicação de um alisador à base de tioglicolato de amônia. O nome vem de seu resultado duradouro, que altera definitivamente a estrutura dos fios, e por esse motivo não é a melhor indicação para cabelos muito cacheados ou crespos, já que o crescimento da raiz promoverá texturas diferentes no caimento das madeixas.
Escova inteligente
Além de pequenas concentrações de formol que garantem o alisamento duradouro dos fios, a escova inteligente costuma conter uma carga de proteínas como a queratina, que auxiliam no fechamento e selagem das cutículas capilares. O método pode ser uma boa opção para cabelos cacheados, já que não promove o alisamento total dos fios.
Selagem
Reconstrução capilar, ou selagem, é o nome do tratamento que promove uma hidratação intensa nos fios utilizando produtos com grandes concentrações de queratina. Como a nutrição intensa promove a diminuição do frizz e dá mais leveza e balanço aos fios, é constantemente confundindo com as progressivas e outros alisamentos. No entanto, os efeitos não são tão duradouros, exigindo uma manutenção mais frequente, e o método, apesar de eficiente, não é considerado um alisamento.
Para prolongar o efeito liso
Para que o resultado da química permaneça por mais tempo é preciso cuidar dos fios constantemente e a hidratação é fundamental pelo menos a cada quinze dias. Procure um cabeleireiro de sua confiança e faça uma hidratação profunda pelo menos uma vez por mês os seus fios agradecem.
Para quem procura opções de hidratação em casa uma novidade no mercado é a progressiva no chuveiro, que é uma solução prática e rápida para alinhar os fios no processo de manutenção da progressiva. O produto é aplicado durante o banho e deve agir por aproximadamente 15 minutos. Após enxágue, basta secar e escovar os fios normalmente para ter fios mais lisos e disciplinados por até 15 dias.
Veja também:
Leia também:
AUTOR
Redação iBahia
AUTOR
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade