Nova tendência no mundo da moda, a "Recession Core" é a tem feito sucesso nas redes sociais. Cores neutras, peças atemporais e looks confortáveis fazem parte do estilo proposto pela nova tendência, que está conectada com a recessão econômica.
A expressão é baseada em "recessão" e é reflexo do atual cenário econômico mundial. Após a pandemia e o lockdown, com o alto custo de vida, inflação, crises políticas e com a Guerra na Ucrânia, são os principais fatores que influenciam este novo estilo.
Leia também:
Já a palavra "core", tem sido utilizada para designar uma estética ou gênero. Logo, a "Recession Core" seria a "estética da recessão". "No ano passado, muito se falou da crise do custo de vida. Principalmente na Europa, que historicamente não tem problema com inflação como a gente no Brasil", diz Sofia Martellini, especialista em tendências de moda da empresa WGSN ao g1. "A gente vê as pessoas entrando em recessão mesmo, gastando menos", complementa.
Ainda segundo o g1, uma pesquisa feita pela McKinsey & Company, empresa de consultoria americana, aponta que os executivos do mercado da moda preveem que a inflação vai fazer aumentar custos, como valores do algodão e caxemira.
Esse aumento no preço dos produtos vai levar os consumidores a gastarem menos ou procurarem alternativas mais em conta. A tendência tem bombando no tiktok, onde influenciadoras tem apresentado looks de acordo com a Recession Core.
Os especialistas apontam ainda que essa tendência possibilita uma reinvenção da roupa formal e um visual de gênero mais fluido, com peças discretas e atemporais, confortáveis, porém elegantes.
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!