A pele negra possui altos níveis de melanina e colágeno, que a torna mais resistente a rugas, linhas de expressão e mais protegida dos raios solares. Mas, isso não significa que esse tom de pele necessite de menos cuidados, principalmente devido ao seu alto teor de melanina.
“Umas das principais características da pele negra é a melanina, responsável pela pigmentação, que funciona como uma espécie de protetor solar natural e, por isso, diminui a propensão aos tumores cutâneos. No entanto a alta concentração dessa substancia pode resultar na hiperpigmentação de algumas regiões, o que deixará marcas mais escuras e indesejadas”, explica a fisioterapeuta dermato-funcional Thaís Carvalho.
Separamos para você algumas dicas para manter sua pele ainda mais bonita, confira!
1- Cuidado com a oleosidade!
Se por um lado a ação intensa dos fibroblastos garante a firmeza da pele, ela também provoca o aumento da oleosidade, já que a secreção das glândulas sudoríparas é maior em pele negra, favorecendo o surgimento de acne e foliculite (infecção na pele que pode ser causada por vírus ou pelos encravados).
Para amenizar a oleosidade, a especialista recomenda higienizar o rosto duas vezes ao dia com sabonetes ou géis adstringentes sem óleo. Além disso, uma outra dica é esfoliar a pele semanalmente para evitar o aparecimento de pelos encravados.
2- Não esqueça o protetor solar!
Por mais que a pele negra seja naturalmente mais protegida dos raios solares, é necessário passar protetor solar com no mínimo 30 FPS, inclusive em dias nublados.
3- Atenção com as manchas!
A alta concentração de melanina pode resultar no aparecimento de manchas. “Para amenizar as áreas escuras, aposte no peeling de cristal, que além de minimizar manchas, também ajuda a atenuar linhas de expressão e excesso de oleosidade. A indicação é de no mínimo 10 sessões, com frequência de uma vez por semana e duração de 60 minutos”, indicou Thaís.
Leia também:
Veja também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!