|
---|
Imagens da terceira edição do Fashion Weekend Plus size |
Usar o famoso manequim 36 das passarelas mundiais é o desejo de muitas brasileiras. Algumas passam por verdadeiros sacrifícios e cometem loucuras para chegar ao corpo que consideram ideal. Mas estar acima do peso 'imposto' pelos padrões de beleza atuais não é nenhum terror para as modelos plus size. Belas e bem resolvidas, elas esbanjam carisma e desenvoltura e vêm ganhando cada vez mais espaço no universo fashion. Neste sábado (23), o Fashion Weekend Plus Size (FWPS), um dos maiores eventos de moda destinado ao segmento, recebe 40 modelos 'cheias de curvas' para desfilar coleções do Inverno 2013. Em sua sétima edição, O evento semestral é organizado pela jornalista e criadora do Blog Mulherão Renata Poskus Vaz. Conhecida e cultuada no meio plus size, Renata trabalha com moda desde 2009: "Virei uma espécie de celebridade plus size, larguei meu trabalho e passei a me dedicar somente ao Blog Mulherão e em 2010 criei o FWPS". O evento tornou-se uma necessidade graças a um público cada vez mais informado e interessado em consumir moda. E, assim, as modelos 'esquálidas' começaram a perder espaço para aquelas com, digamos, mais 'curvas'.
|
---|
Renata Poskus Vaz é jornalista, criadora do Fashion Weekend Plus Size e do Blog Mulherão |
Veja também: Gordura ou gostosura? Modelos plus size fazem sucesso nas passarelas mundiais Modelo plus size baiana brilha no Brasil e ganha reconhecimento internacional Apesar de ser um evento de moda já consolidado, o Fashion Weekend Plus Size tem muitas diferenças dos chamados convencionais - aqueles que desfilam manequins 36. E elas começam no momento da escolha das peças. "É bem mais difícil provar roupa na plus size, porque cada mulher tem um formato de corpo. As que usam manequim 36 tem medidas parecidas", explica. A jornalista enfatiza que uma modelo plus size pode ter 120 cm de busto, por exemplo, mas não ter seios fartos, se tiver costas largas. Já outras podem ter costas estreitas e seios volumosos com a mesma medida. "Ai está a maior dificuldade", analisa. Mas os desfiles Plus Size também são bem mais descontraídos que os convencionais: "Nossas modelos sorriem, bem diferente das passarelas tradicionais".
Uma baiana nas passarelas paulistasA baiana Juliana Ferreira é um grande exemplo disso. Sempre sorridente, Juliana, que também é professora e fotógrafa, desfila no FWPS desde 2012. "A melhor parte de ser modelo plus size é servir de inspiração para muitas meninas", conta animada. Este ano, ela desfila pela grife carioca Marri Gattô.
|
---|
A baiana Juliana Ferreira desfila desde 2012 no Fashion Weekend Plus Size |
Adepta da vida saudável, a professora não faz apologia à obesidade: "Devemos pensar na nossa saúde em primeiro lugar. Ser magro ou mais gordinho não é sinônimo de estar com a saúde em dia. Devemos nos cuidar, nos valorizar e buscar sempre atividades e pessoas que nos fazem bem". A edição Inverno 2013 do Fashion Weekend Plus Size acontece no Memorial da América Latina, em São Paulo. O evento terá desfiles das seguintes griffes: Cachopa Brasil, Cátia Ferrari, Cosma, Edson Eddel, Korukru, Lunender, Marri Gattô, Melinde, Mulher Virtuosa, Sizély Plus e Attribute Jeans.