Se sua pele está 'foveira' pode ser sinal de que ela precisa de esfoliação, sabia? Sim, esfoliar significa remover as células mortas e ficar com a pele linda. Agora, isso não significa que você deve correr pro banheiro e esfregar a pele do rosto ou do corpo feito doida.
Tenha calma, amiga! Antes de tirar um momento para esfoliar, há algumas regrinhas básicas para você seguir e alcançar o resultado perfeito. Por isso, preparamos esse passo a passo da esfoliação com a ajuda da revista Glamour e da dermatologista Karla Assed, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da American Academy of Dermatology. Mãos a obra:
Dica 1: Faça esfoliação sem medo de ser feliz
A esfoliação remove as células mortas levando a uma renovação celular, o que ajuda a manter o tecido mais jovem. “Ela deixa a pele mais macia e preparada para a aplicação de um hidratante, anti-rugas, ou outro produto”. Ou seja, além de estimular a pele, é também uma boa preparação para os cuidados com cosméticos.
Dica 2: Respeite a diferença entre a pele do rosto e do corpo
Pensa assim: se nós usamos cremes específicos pra cada parte do corpo, isso significa que a textura da nossa pele é diferente. Geralmente, a do corpo é seca e a do rosto, oleosa. Trocando em miúdos, a esfoliação não pode ser igual no corpo e no rosto. São precisos receitas diferentes e periodicidade diferente.
Dica 3: Siga a periodicidade para o corpo...
Karla sugere esfoliar o corpo a cada 15 dias. Mas, isso não vale para cotovelos, pés e joelhos. “Esses podem ser feitos semanalmente. Mas, claro, vai depender do tipo de pele de cada pessoa”.
Dica 4: ... e para o rosto
Antes de tudo, vai o alerta da dermatologista: “Esfoliar o rosto em excesso pode ser prejudicial, pois deixa a pele mais ressecada”. Portanto, não deixe de obedecer a regrinha de esfoliar apenas uma vez por semana. É o máximo que a pele aguenta, ok?
Dica 5: Nunca esfolie a pele após a depilação
Após depilação é proibido, hein? Pois pode machucar a pele que já está sensibilizada. “Se houver alguma ferida, também evitar”, diz Karla.
Dica 6: A hidratação é obrigatória
Segundo a dermato, a esfoliação é mais indicada para peles muito oleosas, pois ela elimina as células mortas e retira a oleosidade, causando o ressecamento. “Por isso é muito importante que após o esfoliação se hidrate a pele”, afirma.
Dica 7: Invista na esfoliação caseira
De acordo com Karla, funciona da mesma maneira que se faz com um esfoliante normal, comprado na perfumaria.
Dica 8: Mel e açúcar, por favor!
“Pode ser feita com mel e açúcar”. Mas, a dermato explica que os “esfoliantes”, no geral, são uma mistura de uma substância granular com um creme ou óleo.
Dica 9: Dê match com o esfoliante
É como o creme hidratante, miga. Você tem de buscar aquele que combine com seu tipo de pele. A oleosa, por exemplo, é ideal buscar função adstringente, com ácido salicílico. Mas, quem é dona de pele seca deve correr dele!
Dica 10: Siga o passo a passo
A dermato ensina que a aplicação perfeita deve ser feita por meio de movimentos suaves e circulares na pele. Deve haver um pouco de pressão, mas cuidado pra não machucar, ok? “Em seguida, remova com água e sabonete neutro”, explica. Não há necessidade de usar toalha quente. “O importante é se ter cuidado em fazer de forma suave para não machucar a pele, e logo em seguida hidratar a pele”.
Veja também:
Leia também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!