Preparada para aproveitar as férias/folgas de fim de ano? Não esqueça dos cuidados com o cabelo, pois a exposição exagerada ao sol e a combinação inevitável
de mar e piscina ou ainda o frio intenso de algumas regiões do país podem prejudicar os fios.
Para te ajudar a manter os cabelos saudáveis, apesar desses excessos, Ricardo dos Anjos, expert em cabelos da Boticário, respondeu algumas dúvidas comuns para fazer um cronograma capilar poderoso.
O cronograma capilar é composto por uma sequência de etapas que incluem nutrição, hidratação e reconstrução dos cabelos. Quais as diferenças?
“A nutrição ajuda a manter as cutículas dos cabelos alinhadas e fechadas, impedindo a perda de hidratação. Ela protege os fios da ação dos agentes externos, como o calor e o cloro, por exemplo. A hidratação, por sua vez, é que permite os fios terem uma elasticidade e maciez, uma vez que faz com que a água fique dentro do córtex capilar. Já a reconstrução é responsável por repor as proteínas de fios que perderam massa, seja por excesso de processos químicos ou agentes externos”, explicou Ricardo dos Anjos.
Existe um cronograma padrão que funciona para todo mundo?
“Antes de começar o cronograma, é importante compreender o que seu cabelo está precisando mais, porque cada etapa tem um objetivo e a ordem de uso dos produtos pode te ajudar a solucionar esses probleminhas”, disse o especialista.
Como descobrir exatamente o que os nossos fios estão precisando?
“Ele está embaraçando demais, com fios arrepiados e sem brilho? Então aqui o caso é acrescentar mais etapas de nutrição. Agora se os fios estão sem movimento, com sensação de áspero, a parte de hidratação é que precisa ser intensificada. Se você sente que os fios estão quebradiços, e inclusive passaram por alguma química pesada, é o momento de investir na reconstrução”.
Leia também:
Quais são as etapas para cuidar dos cabelos?
- Hidratação: previne as pontas duplas, combate o ressecamento e ainda forma uma película protetora que sela as cutículas.
- Nutrição: esse procedimento feita para repor os lipídios, ou seja, a gordura e oleosidade dos fios. A nutrição traz brilho aos cabelos, confere força, vitalidade, sela a hidratação no fio e acaba com as pontas duplas e ressecadas.
- Reconstrução: serve para reparar os danos na fibra capilar, com a reposição de aminoácidos e proteínas.
Como é a organização de cada etapa?
“É importante respeitar o intervalo de 48hrs entre cada procedimento, então a dica aqui é realmente montar uma agenda com pelo menos um mês para você ver como o seu cabelo responde e então fazer as devidas alterações para um cronograma personalizado para o seu
objetivo", concluiu Ricardo.
Veja também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!