Um bebê nasceu com dois pênis e sem ânus na cidade de Islamabad, no Paquistão. O caso, uma condição extremamente rara, é chamada de difalia e conta com poucos registros na medicina.
O atendimento ao bebê foi descrito no International Journal of Surgery Case Reports. No artigo, o caso é tratado como uma raridade, sendo clinicamente encontrata uma entre seis milhões. Ao todo, apenas 100 casos foram registrados, tendo o primeiro como datado de 1609.
Leia também:
De acordo com o tabloide britânico DailyMail, os cirurgiões responsáveis pelo caso do bebê, informaram que a criança consegue urinar por ambos os orifícios.
O recém-nascido passou por um procedimento no qual os dois membros ficaram intactos, no entanto, uma extremidade do cólon foi desviada com uma abertura para permitir que o bebê defecasse.
O bebê, nascido após 36 semanas de gestação, foi tratado no Hospital Infantil do Instituto de Ciências Médicas do Paquistão.
Caso de difalia em São Paulo
Em 2022, foi registrado um caso de difalia no Brasil. A criança, com a anomalia rara, passou por uma cirurgia em São Paulo para remover um dois pênis aos 2 anos.
De acordo com o estudo divulgado na época, no peridódico científico "Journal of Pediatric Urology", a criança tinha duplicação peniana completa, mas com um órgão maior do que o outro.
Após exame e estudos, a equipe decidiu remover o pênis esquerdo, que era um pouco maior do que o direito. "O tratamento deve ser sempre planejado individualmente, considerando as anomalias associadas, com o objetivo de obter resultados funcionais e estéticos satisfatórios", afirmaram os médicos.
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!