O cantor e compositor baiano Caetano Veloso recebeu, nesta segunda-feira (4), o título de "doutor honoris causa" pela Faculdade de Doutores da Universidade de Salamanca, na Espanha. Candidatura do artista foi apresentada pela Faculdade de Filologia e pelo Departamento de Filologia Moderna, com a adesão do Centro de Estudos Brasileiros da instituição.
O título é "a mais alta distinção acadêmica" da instituição e foi aprovada pelo conselho de doutores e divulgada em abril de 2022.
Leia também:
O cantor e compositor Caetano Veloso recebeu o título "doutor honoris causa" pela Faculdade de Doutores da Universidade de Salamanca, na Espanha, em cerimônia realizada nesta nesta segunda-feira (4).
Segundo informações do g1, durante cerimônia, o professor de Filosofia Galega e Portuguesa Pedro Serra afirmou que a obra de Caetano "proporciona um percurso de elevada tensão linguística e musical: um monumento do poético, da poesia como lugar de carinho, de amor e de amizade".
"Você é hoje reconhecido aqui pela sua criação cultural e pela capacidade de combinar influências, estilos, não só pela música, mas também por toda uma filosofia. 'Tropicália', em 1968, marcou uma revolução cultural, a nova etapa da aclamada música brasileira", afirmou Ricardo Rivero, reitor da universidade, que é uma das mais antigas do mundo.
O título de "doutor honoris causa" pode ser atribuído a uma personalidade que tenha destaque na sociedade por contribuição com a cultura, a educação ou com a humanidade.
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!