icone de busca
iBahia Portal de notícias
MUNDO

'Elysium' discute desigualdade social em narrativa fantástica

O longa hollywoodiano estreia no Brasil na próxima sexta (20) e conta com o baiano Wagner Moura no elenco; Alice Braga também atua no longa

foto autor

17/09/2013 às 16:30 • Atualizada em 26/08/2022 às 18:44 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News
Divulgação
E o filme 'Elysium' finalmente chega ao circuito de cinema nacional na próxima sexta (20). A produção é aguardada especialmente com expectativa em terras baianas, já que o ator Wagner Moura integra o elenco da produção hollywoodiana. Além dele, o longa é estrelado por Matt Damon, Jodie Foster e Sharlto Copley e ainda conta com a brasileira Alice Braga. Roteiro e direção são assinados por Neill Blomkamp. Veja também: Programação completa de filmes no canal de cinema do iBahia A história se passa no ano de 2154, quando existem duas classes de pessoas no mundo: os muito ricos, que vivem numa paradisíaca estação espacial construída pelo homem chamada Elysium, e o resto, pessoas que vivem num planeta superpovoado e arruinado. A população da Terra está desesperada para fugir da criminalidade e da pobreza nas quais o mundo se afundou e o único homem capaz de estabelecer um equilíbrio entre esses dois mundos é Max (Matt Damon), um homem comum desesperado para chegar a Elysium. Com a própria vida em risco, ele embarca, com relutância, numa missão perigosa – em que enfrentará a dura secretária de Defesa Delacourt (Jodie Foster), de Elysium, a e sua força de segurança 'linha-dura'. Porém, se for bem-sucedido, ele poderia salvar não só a própria vida, mas também as vidas de milhões de pessoas na Terra.
Matt Damon
Enquanto, em 2013, seis astronautas vivem e trabalham numa estação especial internacional orbitando 400 quilômetros acima da superfície da Terra, na visão de Neill Blomkamp, daqui a 150 anos, esse começo humilde se desenvolverá até se tornar um lar com o melhor de tudo para os ricos. "A ideia de se levar pedras, argamassa, concreto e piscinas – e tudo de que você precisaria para construir essas mansões numa estação espacial – é uma sátira. Ela apenas reforça a ideia central do filme – os habitantes de Elysium possuem uma riqueza inimaginável e usam esses recursos para construir um ambiente isolado, sintético, quase hermético para eles. Desse modo, Elysium é o oposto de uma história de invasão alienígena – trata de seres humanos que tentam proteger um estilo de vida e em vez de lutar pelo planeta Terra, eles decidem partir para o espaço", afirma o diretor. Elysium propõe questões importantes como: aonde estamos? Blomkamp assegura que o cerco do conflito é mais real do que se pode imaginar. E para onde estamos nos encaminhando? "Quando as pessoas virem a riqueza de Elysium comparada à pobreza da Terra, creio que alguns espectadores pensarão que é um quadro muito mais extremo do que a realidade – e não é. Ambas as coisas coexistem, na Terra, no momento", afirma.
"Neill poderia ter contratado o ator que quisesse em Los Angeles. Por que trazer um cara do Brasil?" (Wagner Moura)
Wagner Moura interpreta Spider, que é um 'chefe do submundo' – uma mistura de revolucionário e um traficante de humanos – que ajuda as pessoas a entrarem ilegalmente em Elysium. A questão é, por que ele não vai para lá? E a resposta é que ele não quer ser parte deste mundo – ele tem planos maiores em mente. Sobre seu personagem, Moura explica que "Max (personagem de Matt Damon) e Spider trabalharam juntos em algumas coisas ilegais – há muito tempo. Max era muito bom no que fazia, mas ele desistiu. Ele apenas disse ‘tchau, vou viver uma vida correta.’ Então, um dia dia ele volta e precisa que o meu personagem o ajude a chegar até Elysium".
Quando Max precisa chegar a Elysium, Spider lhe promete a viagem em troca dos seus serviços numa missão importante: Max deve sequestrar John Carlyle – o inventor de Elysium – e roubar a única coisa que o dinheiro não pode comprar: a informação armazenada na sua mente. "Eles conseguem todas as senhas e códigos de Elysium. E Spider reconhece imediatamente o valor do que acabaram de roubar. Ele pode abrir as portas de Elysium para todo mundo", afirma Moura. "A partir daí, ele passa cada vez mais a ser muito mais um revolucionário que um ladrão comum". Já Alice Braga interpreta Frey, amiga de infância de Max. "Eles eram crianças que foram criadas juntas em um orfanato. Eles se tornaram quase uma família, embora a vida tenha os levado para caminhos diferentes. Ela sempre quis ser enfermeira e lutou por este sonho. Max, ao contrário, seguiu um caminho muito difícil. Então embora eles tenham perdido o contato por um tempo, a relação entre eles esteve sempre lá. Quando eles se reencontram, recomeçam de onde pararam". Ao lado de Wagner Moura e Alice Braga, 'Elysium' conta com outros atores internacionais muito conhecidos não apenas em seus países, como o mexicano Diego Luna e o sul-africano Sharlto Copley. Sobre essa mistura, Moura comenta: "O elenco do filme não é óbvio. Neill (Blomkamp, diretor) poderia ter contratado o ator que quisesse em Los Angeles. Por que trazer um cara do Brasil? Mas eu acho que com o roteiro do filme – que fala muito sobre diferenças sociais – ter um elenco internacional ajuda". [youtube GmsmrHdomRo] Fotos: Divulgação

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Mundo