icone de busca
iBahia Portal de notícias
MUNDO

Facebook desativa conta chamada Isis por achar que era do EI

“Facebook acha que eu sou terrorista. Enviar uma cópia do meu passaporte não é bom suficiente para eles reabrirem minha conta”

foto autor

19/11/2015 às 15:30 • Atualizada em 01/09/2022 às 6:19 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News
A rede social Facebook bloqueou a conta da engenheira americana Isis Anchalee por suspeitar que ela possuía ligação com a organização terrorista Estado Islâmico. Isis, em inglês, é a sigla de Estado Islâmico. A jovem trabalha em San Francisco, na Califórnia, coincidentemente o mesmo local onde está a sede do Facebook.Ela ainda é conselheira da Women Who Code, entidade que promove a inclusão das mulheres em empresas de tecnologia. Para comprovar que Isis é o seu verdadeiro nome e não uma alusão ao grupo extremista, a engenheira enviou, em duas ocasiões, cópias do passaporte para o Facebook. No entanto, não obteve resposta da rede social.
(Foto: Arquivo Pessoal)
Na segunda-feira (16), Isis fez um protesto no Twitter. “Facebook, porque vocês desabilitaram minha conta pessoal? Meu nome real é Isis Anchalee”, postou. Sem resposta, ela voltou a protestar no microblog. “Facebook acha que eu sou terrorista. Aparentemente, enviar a eles uma cópia do meu passaporte não é bom suficiente para eles reabrirem minha conta.”Isis então enviou pela terceira vez a cópia do seu passaporte e, finalmente, obeteve um retorno. Um pesquisador da rede social, Omid Farivar, também pelo Twitter, pediu desculpas a jovem e disse que o problema estava sendo resolvido. “Isis, desculpa por isso. Eu não sei o que aconteceu. Eu reportei isso às pessoas certas e nós estamos trabalhando para consertar isso”, afirmou.De acordo com a engenheira, motoristas do Uber e do Lyft, aplicativos de transporte, geralmente perguntam a origem do seu nome. Recentemente, o Estado Islâmico se responsabilizou pela queda do avião da companhia aérea russa Metrojet e pelos atentados à cidade de Paris. As tragédias deixaram, respectivamente, 224 e 129 pessoas mortas.
Correio24horas

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Mundo